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Simulados de Português
1-) (FUVEST) Bocage foi:
a) o poeta mais representativo do Arcadismo em Portugal;
b) o poeta mais representativo do Arcadismo no Brasil;
c) um poeta pré-romântico;
d) o escritor-chave para a compreensão do movimento barroco;
e) um cronista medieval.
2-) Assinale a alternativa sem partícula apassivadora:
a) Esclarecer-se são todas as dúvidas.
b) Se tudo se resolvesse a contento, não haveria dissensões.
c) Se se fizesse o projeto original, não haveria fracasso.
d) Ele deixou-se vagar pela noite.
e) Observa-se em todos o toque de um gênio.
3-) (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:
a) júnior – júniors
b) mal – maus
c) fuzil – fuzíveis
d) gavião – gaviães
e) atlas – atlas
4-) Assinale a alternativa incorreta:
a) “Compre-se todas as propriedades desta região” Se = part. apassivadora.
b) “Por onde se vai ao CLQ?” Se = part. de indeterminação do sujeito.
c) “Os inimigos olham-se agora como amigos...” Se = objeto direto.
d) “Os fugitivos se morriam de sede e fome...” Se = objeto direto.
e) “A Lua se elevava nos céus...” Se = objeto direto.
5-) A obra de Lima Barreto:
a) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20.
b) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática.
c) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno.
d) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas brasileiros.
e) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista.
6-) Assinale a incorreta:
a) O cultismo, ou gongorismo, é a vertente barroca voltada para as imagens, a manipulação verbal, a ornamentação estilística.
b) O conceptismo é a vertente barroca voltada para o jogo de idéias, a argumentação sutil que visa a convencer pelos recursos da lógica.
c) A linguagem cultista tende ao rebuscamento, ao preciosismo, pelo acumulo de figuras (metáforas, antíteses, hipérboles, sinestesias, hipérbatos, quiasmos, anáforas etc.)
d) A linguagem conceptista é menos rebuscada que a gongórica, volta-se mais para o conteúdo das palavras, para a essência de sua significação.
e) Cultismo e conceptismo são pólos opostos do Barroco e tendem a ser mutuamente excludentes.
7-) “Sofreu influencias das idéias deterministas de Taine; nacionalista ferrenho, deu grande valor à mestiçagem; foi o primeiro intérprete da evolução cultural e espiritual brasileira; ignorando Hege, Engels e Marx faltou-lhe uma concepção totalizante e dialética da cultura.”:
a) Raul Pompéia;
b) Sílvio Romero;
c) Rui Barbosa;
d) Domingos Olímpio;
e) Adolfo Caminha.
8-) Assinale a associação incorreta:
a) Lobato – narrativa oral.
b) Lima Barreto – simplicidade, oposição ao preciosismo.
c) Graça Aranha – sincretismo entre Realismo, Simbolismo e Impressionismo.
d) Euclides da Cunha – “barroco cientifico”.
e) Coelho Neto – simplicidade, apontado pelos modernistas como exemplo.
9-) Assinale a falsa, sobre Monteiro Lobato:
a) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada;
b) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e deprimentes;
c) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador de casos”;
d) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café;
e) n.d.a.
10-) Assinale a alternativa incorreta sobre o Barroco português:
a) Foi mais expressivo na prosa do que na poesia.
b) Corresponde a uma fase de decadência de Portugal, primeiro dominado pela Espanha (1580-1640) e depois pressionado pela concorrência da Holanda e outro países.
c) A cultura acadêmica era frívola, rebuscada e voltada para a bajulação dos poderosos.
d) O surgimento do Mito Sebastianista, associada aos mitos messiânicos do Encoberto e do Quinto Império, pode ser interpretado como uma reação “nacionalista” à estagnação e decadência do país.
e) A poesia épica, voltada para a exaltação dos heróis do passado, foi o gênero literário mais significativo no Barroco luso.
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