19/11/2015 - 00:01h
Mas antes de tudo, será que você está pronto para um investidor?
Ouço isso o tempo todo: “Eu tenho uma ideia de milhões de dólares, eu só preciso de investidores para me ajudarem a colocar ela em prática”.
Em primeiro lugar, é importante que você seja claro; os investidores não apostam em ideias. Eles investem em empresas e empreendedores.
Antes de sair à procura de um investidor para a sua startup de tecnologia, aqui estão as 3 principais coisas que eu recomendo que você faça antes de tentar encontrar um investidor profissional:
Você não sabe o que as pessoas querem até que você prove que você tenha atingido o ajuste produto/mercado. Como você sabe se atingiu o produto/ajuste de mercado? Se você questionar os clientes que atualmente usam o seu produto e perto da metade deles indicarem que ficariam “muito decepcionados” se não pudessem continuar a usar o seu produto, você alcançou o santo graal de um produto, construiu algo que é um “must-have”. Durante a fase de MVP e na fase de ajuste de produto/mercado, você deve fazer todo o possível para manter os custos baixos. Isto leva-me a o terceiro ponto.
Bootstrap por tanto tempo quanto puder. Bootstrapping é o ato de ser extremamente engenhoso para suportar os momentos iniciais do negócio enquanto sobrevive com a menor quantidade de dinheiro possível. Em alguns casos pode ser necessário tocar em suas economias ou tirar dinheiro dos 3 F ‘s Friends, Family and Fools (amigos, família e tolos). Faria isso antes de chegar aos investidores profissionais, a menos que você tenha tração significativa, mensurável ou uma alça clara sobre suas métricas-chave de negócios e como cultivá-las.
Se durante a sua fase de ajuste de produto/mercado, o produto começa a decolar e você tem indicações claras de que há uma demanda enorme para o que você está construindo, recorrer a um investidor faz sentido. No entanto, tenha em mente que de acordo com o Startup Genome Report (um relatório que analisa por que startups fazem sucesso):
“Startups precisam 2-3 vezes mais tempo para validar o seu mercado do que a maioria dos fundadores imaginam. Esta subestimação cria a pressão para escalar prematuramente”.
Leia mais: Produto > Estratégia > Modelo de Negócios
Ok, vocês passaram pelas três etapas acima. Como atrair a atenção dos investidores? A que tipo de investidores você deve recorrer?
Eu priorizaria os investidores anjo primeiro. Os anjos são indivíduos de alta renda que normalmente investem em startups durante uma fase de alto risco (no início do ciclo de vida da empresa). A minha experiência é que os melhores anjos são os empresários que construíram empresas de sucesso. Eu daria prioridade a eles, levando em consideração:
A diferença entre alguém rico e alguém rico com experiência de investidor anjo
Trazer um investidor é um grande negócio. É uma parceria que provavelmente vai durar um longo tempo e você quer ter a certeza de que não vai trazer a pessoa errada.
Quais são os sinais de que um investidor anjo poderia impactar negativamente sua startup?
O segundo tipo de investidor que normalmente vem depois de um anjo é uma empresa de Venture Capital (VC). A maior parte do tempo, você vai trabalhar com um VC para ajudá-lo a escalar suas operações. Este post não é um olhar exaustivo, em todos os aspectos de levantar dinheiro. Eu não estou cobrindo valorização, diluição, folhas de prazo ou lugares no conselho. Todos estes tópicos merecem seus próprios artigos, mas vamos primeiro dar uma olhada no que não se deve fazer quando você se envolver com um VC:
Uma confissão: tentei a maioria dessas táticas e falhei. Provavelmente enviei dezenas de mensagens no LinkedIn para potenciais investidores. Eu recebi absolutamente ZERO respostas. Isto provavelmente te machuca mais do que te ajuda.
Qual é a melhor maneira de se apresentar a um investidor?
Obter uma apresentação do CEO de uma empresa que recebeu financiamento do investidor que você está mirando. Esta é de longe a melhor maneira de chamar a sua atenção. Os investidores têm uma regra não escrita de quase nunca falar com (e muito menos investir em) uma empresa, a menos que ela venha através de algum tipo de indicação. É o seu filtro de qualidade.
Como você pode obter referências?
Olhe para carteira de empresas dos investidores. Tente identificar se você tem contatos mútuos com um fundador ou um executivo-chave em uma dessas empresas. A probabilidade de receber uma resposta de um empreendedor conhecido é bem maior do que de um investidor. Lembre-se, estes empreendedores estiveram no seu lugar antes. Quando você chegar até eles, tente encontrar algo em comum entre vocês.
Talvez vocês tenham frequentado a mesma escola, talvez tenham nascido na mesma cidade. Tente encontrá-los na mídia social primeiro, se esforce um pouco para um networking. Não basta enviar-lhes uma solicitação, mostre-lhes que você sabe muito sobre o que eles têm feito e conheça o produto deles bem.
Além de obter uma apresentação do CEO de uma empresa da carteira do investidor que está mirando, você também pode tentar construir relacionamento com os advogados ou contabilistas de startup. Se o prestador de serviços vê algo interessante no que você está construindo, eles podem ser um canal para que você alcance os investidores.
Independentemente disso, certifique-se de que você tem um e-mail curto a ponto de bala, pronto para enviar para facilitar qualquer apresentação.
Depois de obter uma resposta e marcar uma reunião, NÃO lhes peça para assinar um NDA (Non-Disclosure Agreement) para ver o seu investor deck (apresentação que você faz para os investidores). Muitos empreendedores pensam que os investidores vão roubar a sua ideia. Pedindo para o VC assinar um NDA é um sinal imediato de que você é um novato completo.
Artigo originalmente publicado no blog Gringo CEO
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