19/09/2016 - 11:11h
Uma cultura forte pode ser criada desde o primeiro funcionário e não precisa custar um centavo a mais no seu orçamento. Saiba como criar e manter uma boa cultura com 6 ferramentas gratuitas.
Será que se você perguntasse a um dos seus colaboradores o que sua empresa faz ele conseguiria responder de bate pronto ou ficaria aquele silêncio constrangedor? No mundo ideal, não são só os empreendedores têm clara consciência da razão de ser do negócio, mas sim todo o seu time. Quando se tem apenas 4 ou 5 funcionários, a cultura da empresa está tão presente no dia a dia que a equipe consegue recitar os valores e missão do negócio de trás para frente. Mas, à medida que empresa vai crescendo, essas certezas vão se diluindo entre os novos colaboradores e perdendo a força que tinham antes.
Isso acontece, em grande parte, porque os empreendedores viram seu negócio como uma receita de bolo: em vez de focar primeiro nos ingredientes básicos, foram logo adicionando fermento para ver o bolo crescer mais rápido. O resultado é uma massa disforme e sem liga. Mas, calma, nem tudo está perdido.Um dos ingredientes mais importantes para ter uma empresa forte é a cultura organizacional do negócio, ela é como a farinha que dá liga a todos os outros ingredientes.
Você pode até argumentar que criar e manter uma cultura assim custa caro para uma empresa pequena, mas as ferramentas que selecionamos nesta lista são a prova de que é possível cuidar da sua cultura desde o começo, sem mexer no orçamento. Vamos lá?
PARA DEFINIR A CULTURA DA SUA EMPRESA, ANTES DE CRESCER
Esse é o ponto de partida para você planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Mas não se engane: essas declarações não são feitas apenas para preencher o site institucional da organização. É preciso construir em conjunto com todo o time para que todos remem na mesma direção.
2. Livro de Cultura para Pequenos Negócios
O que aconteceria se todos os seus colaboradores escrevessem um livro contando a verdade sobre o ambiente da sua empresa? Foi com essa provocação que Tony Hsieh, fundador da Zappos, criou o Livro de Cultura, escrito por quem mais entende sobre o jeito de trabalhar da Zappos: seus próprios funcionários.
PARA VOCÊ CRIAR O QUADRO IDEAL DE PESSOAS PARA O SEU TIME
3. Ferramenta de formação de Equipes Empreendedoras
Jack Welch, famoso por liderar a GE por 20 anos, desenvolveu uma ferramenta que categoriza seus funcionários em 4 tipos. Com essa análise rápida, você pode definir como se relacionar e desenvolver cada um do seu time, de acordo com seus resultados, necessidades e motivações.
PARA OFERECER AO TIME OPORTUNIDADES DE CRESCER
4. 70-20-10 para Pequenas e Médias Empresas
Mesmo que os seus colaboradores tenham a vontade de inovar e se capacitar para executar melhor o próprio trabalho, a falta de tempo e o excesso de tarefas operacionais deixa essas ideias sempre para depois. Com essa ferramenta, você inclui na agenda de cada um, um tempo para refletir sobre o próprio trabalho e sobre os rumos da empresa.
Você quer investir no treinamento do seu time, mas não tem grana para isso? Você pode usar a inteligência coletiva para fazer disso parte da rotina da sua empresa. Desenvolvida por Vicente Falconi, a ferramenta incentiva o estudo em grupos pequenos em encontros rápidos e obriga que todos estejam preparados para liderar a sessão.
PARA SOLUCIONAR SEUS MAIORES DESAFIOS COMO LÍDER
6. Mini Curso de Gestão de Pessoas
Nesse passo a passo de 6 e-mails, você vai encontrar caminhos para solucionar os 6 maiores desafios de um líder. Da seleção e retenção de funcionários até o seu desenvolvimento pessoal como líder, os conteúdos passam por temas como cultura organizacional, motivação, recompensa e treinamento de equipes.
Com essas ferramentas em mãos é hora de revolucionar a cultura do seu negócio!
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