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Empoderamento: como isso pode te ajudar?

17/08/2015 - 09:02h

Você sabe o que é empoderamento? E como isso pode te ajudar a extrair cada vez mais resultados da sua equipe? Aprenda mais sobre esse tema neste artigo

Ter um time de estrelas não é suficiente para que o desempenho da sua empresa vá lá para cima. É preciso que a empresa e suas lideranças criem um ambiente favorável para que essas estrelas desempenhem seu papel da melhor maneira possível. Essa questão está diretamente ligada a um novo conceito, sobre o qual se ouve muito falar, mas que ainda gera confusão, chamado empoderamento.

Esta matéria da PEGN  traz 10 práticas de liderança que você deve abandonar já. Curiosamente, o primeiro ítem diz o seguinte: “1. Abandone: a microgestão ou a necessidade de controlar cada pequeno aspecto da sua empresa. Adote: o empoderamento, a habilidade de dar às pessoas autonomia, mesmo que elas cometam alguns erros”. Então, acho que vale a pena prestar atenção nessa palavrinha!

Mas de que maneiras as empresas prejudicam o desempenho de seus funcionários deixando de empoderá-los? Pode acontecer por existir um CEO centralizador ou despreparado, ou então, como acontece com a maioria dos casos, pode ser que os líderes da empresa não dominem ferramentas adequadas para ajudar seus funcionários a trabalhar da melhor forma possível. A curto, médio e longo prazo, essa falta pode se transformar em um perigoso obstáculo à inovação, à motivação do funcionário e até mesmo à manutencão da qualidade do serviço prestado.

Em primeiro lugar: o que significa exatamente a palavra empoderamento?

Empoderamento é uma palavra criada a partir do termo em inglês ‘Empowerment”, então, embora o verbo empoderar exista, ela não existe oficialmente em português. Empoderamento é uma prática de gestão que pressupõe compartilhamento de informação, recompensas e dar poder ao funcionário para que ele tenha iniciativa e tome decisões para resolver problemas e melhorar processos. O empoderamento está fundamentado na ideia de que ao dar a um funcionário as ferramentas necessárias (treinamento para competências técnicas, recursos, autoridade, oportunidade, motivação), você o torna mais responsável pelos resultados obtidos, e isso é muito importante para alcançar bons resultados.

Sabe aquele papo de “Cabeça de dono”? Ele tem tudo a ver com empoderamento. É só pensar na figura do dono: ela pressupõe uma pessoa que pode tomar todas as decisões necessárias. Então, um funcionário com cabeça de dono, deve seguir nessa mesma linha e, para que isso funcione, a empresa deve, antes de mais nada, ter uma cultura que valorize e crie espaço para que o funcionário se porte dessa maneira, ou melhor: uma cultura de empoderamento do funcionário.

Dicas para empoderar sua equipe

Neste artigo publicado na INC, Kevin Daunm, empreendedor e autor, traz dicas de empreendedor para empreendedor para te ajudar a criar uma cultura de empoderar funcionários dentro da sua empresa.

1. Garanta que todos o time está alinhado em torno dos objetivos e valores do negócio

Por mais simples que pareça, quando um funcionário está seguro dos valores e objetivos da empresa, ele fica mais confiante para tomar decisões. Isso por que será capaz de decidir aquilo que está mais alinhado com a postura da empresa e coerente com a gestão das metas e resultados da mesma. Além disso, quando essas decisões forem tomadas, a chance delas serem coerentes com o que os valores e metas da empresa é muito maior.

Um maneira simples de fazer isso é ter um quadro à vista de todos onde estará representado graficamente o modelo de negócio, as metas e também os valores, propósito da empresa. Além disso, o recomendado é reunir a equipe periodicamente para garantir que todos estão na mesma página. Desta forma, os funcionários têm sempre as últimas orientações (se possível por escrito também, como um manual de conduta) de tomada de decisão, e eles têm um fórum regular para obter os esclarecimentos necessários.

2. Conte de verdade com o seu time

Que tal você pedir ajuda quando precisar? Quando você pede para ser ensinado sobre algo, muitas coisas acontecem, além de você aprender aquilo: em primeiro lugar, você implicitamente mostra que respeita e confia sua experiência, habilidade e visão do seu funcionário. E, se você receber uma boa resposta, elogie e deixe que a pessia assuma a responsabilidade por aquilo.

3. Tenha confiança em quem você contratou

Você contratou uma pessoa em particular é porque você acredita que ele ou ela era a melhor pessoa para o trabalho, certo? Partindo do princípio que é o caso, então a melhor maneira de capacitar rapidamente um novo funcionário é dar a ele verdadeira responsabilidade e autoridade. Observe como o novo funcionário executa suas tarefas e vá dando a ele mais responsabilidade e autoridade conforme ele se sair bem sucedido. Ter desafios crescentes e responsabilidades também são excelentes  agentes motivadores.

4. Empoderar não significa que seu funcionário estará acima de tudo e de todos

A palavra empoderamento é, muitas vezes, mal interpretada. Empoderar um funcionário não significa que ele não precisará prestar contas ou seguir um protocolo para decidir. Significa apenas que ele estará alinhado com as metas e valores da empresa e terá autonomia para decidir quando for necessário sem precisar perder tempo com burocracia. O funcionário empoderado é muito mais um forte aliado do que uma ovelha desgarrada que sofre da síndrome do pequeno poder.

5. Invista pessoalmente no seu funcionário 

Ser um bom líder significa dar o exemplo. Então, a melhor maneira de empoderar seu funcionário e motivá-lo a dar o seu melhor é investindo em seu treinamento. De preferência, participe do trinamento. Se apresente, fale sobre a empresa e as expectativas em relação à ele.

O empoderamento, talvez, seja o caminho que vai diferenciar os bons times dos maus times. Ter uma equipe com pessoas empoderadas, significa ter pessoas com brilho nos olhos, cabeça de dono e responsabilidade para contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa junto com você.


Fonte: Endeavor


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