Cometeu um erro no trabalho? Aprenda a usar a oportunidade

05/12/2016 - 12:32h

Cometeu um erro no trabalho? Aprenda a usar a oportunidade

Errar é humano, como você lida com os seus erros é que separa um bom profissional de um funcionário ruim

Admitir que falhou é a primeira atitude a tomar

Assim como erros são parte da vida pessoal de qualquer um, eles são um personagem recorrente no ambiente de trabalho. Você provavelmente vai cometer vários erros na sua carreira, todo mundo vai, o importante é como cada um lida com essas situações.

Primeiramente, é importante não se martirizar por causa de erros. Eles são inevitáveis e na verdade grandes oportunidades para a sua carreira e crescimento pessoal. Até os melhores talentos cometem erros, e mesmo assim eles continuam a estar entre os funcionários mais importantes dentro de uma companhia.

A razão disso é que para inovar e tomar grandes passos na direção certa (qualidades valorizadas em todas as companhias), você precisa correr riscos. Pessoas que se dispõe a arriscar mais inevitavelmente falham mais. Mesmo assim, porque esses riscos são bons para a companhia (já que geram inovação), no fim das contas o funcionário recebe todo o apoio de que precisa. Ter uma rede de suporte, e um time para apoiar as suas decisões é crucial, especialmente quando você erra.

Quando uma decisão dá errado, a primeira coisa a se fazer é admitir que você falhou. Alerte quem precisa saber de que o problema existe. A velocidade com que você chama atenção para os seus erros pode impactar tremendamente as repercussões dele para a empresa, e para a sua carreira. É importante ser honesto e factual: descreva o problema, explique o que aconteceu e porque, e se possível, ofereça recomendações para o próximo passo.

Isso é útil não apenas para a resolução do problema, mas também ajuda a estabelecer a sua credibilidade. Quando você é aberto e honesto sobre os seus fracassos, isso ajuda a construir confiança e integridade no escritório. A desonestidade e tentativas de se esquivar da culpa fazem você parecer uma pessoa ruim. Até mesmo um erro inocente pode ser agravado por alguém que não sabe reagir às consequências dele.

Lembre-se que não há nada de errado em pedir ajuda. Mas garanta que antes você analisou todos os cenários e soluções possíveis. Uma qualidade importante para um líder é saber quando envolver a sua equipe. Remediar um erro não é diferente, e na verdade é uma excelente oportunidade para mostrar que você tem essa habilidade, mesmo quando as coisas ficam mais difíceis.

Fonte: Universia

Mais Mercado de Trabalho