01/07/2014 - 09:05h
Escrita por Luis Gustavo Vechi, Professor da Universidade São Judas, obra traz uma leitura particular de Carl Jung e outros autores da psicologia institucional
Nesta nova edição, revista e ampliada, "A Psicologia Junguiana Aplicada em Instituições", de Luis Gustavo Vechi, propõe uma forma inédita de conceituar e de pesquisar as instituições, segundo a ótica da psicologia analítica, vertente fundada pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung.
Tanto os conceitos essenciais dessa perspectiva quanto os mais recentes, como o de complexo cultural são revisitados pelo professor Luis Gustavo, que busca lançar luz sobre os movimentos de “repetição” e ”criação”, característicos das instituições. O autor propõe, também, o conceito de complexo institucional e ilustra essa construção teórica mediante o estudo de um serviço de saúde mental dedicado à reabilitação psicossocial pelo trabalho. Esses e outros motivos fazem a leitura de “A Psicologia Junguiana Aplicada em Instituições” uma grande oportunidade para quem deseja conhecer novas aplicações prático-teóricas da psicologia analítica nos dispositivos contemporâneos de saúde mental.
Sobre o autor
Luis Gustavo Vechi é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo. Além da docência e pesquisa em psicologia na Universidade São Judas Tadeu, tem percurso como clínico em consultório particular e em serviços comunitários de saúde mental no Brasil, na Itália e na Nova Zelândia. É autor de livros e de artigos sobre o tema da saúde.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022