29/09/2016 - 14:37h
Recentemente, pesquisadores da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas publicaram artigo que tenta explicar o porquê de pessoas se exercitarem, emagrecerem e, após interromperem a prática dos exercícios, voltarem a ganhar peso de modo não saudável. A teoria da supercompensação tem sido investigada em diferentes tecidos corporais e substratos energéticos.
“Neste sentido, o sistema estressado apresenta uma fase aguda de fadiga, seguida por um período de recuperação até o retorno aos níveis iniciais de controle. Porém, quando o pacote estímulo-recuperação é adequado, o sistema estimulado tende a se adaptar, ou seja, passa a apresentar níveis maiores do que tinha antes do estímulo. Em última instância, isto também pode acontecer com o tecido adiposo”, diz o doutorando Victor Coswig.
O artigo que sistematiza a hipótese da supercompensação, intitulado Hypotheses for fat tissue supercompensation after exercise cessation foi publicado em uma revista de acesso livre, e pode ser acessado no link http://www.hypothesisjournal.com/?p=2897.
Este modelo teórico está sendo testado em dois trabalhos de doutorado orientados pelo professorFabrício Boscolo Del Vecchio, da Esef. Ele indica que, com os achados dos estudos, modelos mais eficientes e adequados de exercícios físicos para a redução e controle de massa corporal não saudável poderão ser implementados.
09/10/2024 10/05/2024 06/05/2024 22/04/2024 18/04/2024