A Polícia Federal e a CGU investigam um esquema que pode ter desviado até R$ 8 bilhões de aposentados e pensionistas do INSS.
O golpe: Uma cobrança involuntária era feita mensalmente sem autorização nos recibos do INSS. Basicamente, era como se os beneficiários estivessem se filiado e tivessem pagando uma taxa a associações e sindicatos sem ter pedido por isso.
O esquema vinha sendo operado desde 2016, mas ganhou força nos últimos dois anos. De acordo com os investigadores, quase 100% dos valores descontados entre 2019 e 2024 foram irregulares — estimados em R$ 6,3 bilhões.
Além das fraudes documentais, os órgãos de controle apontam que a maioria das entidades sequer tinha estrutura para oferecer os serviços prometidos, como assistência jurídica ou descontos em academias e planos de saúde.
Entre os alvos investigados está o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão mais velho do presidente Lula.
A relação direta de um familiar do presidente com o caso pode ser negativa para Lula, que tem sofrido com a queda de popularidade do governo.
A recomendação oficial é que cada caso seja analisado individualmente. Clique aqui para descobrir como verificar se houve desconto indevido no seu benefício.
Fonte:
The News