13/07/2022 - 15:44h
(Photo by NASA, ESA, CSA, and STScI via Getty Images)
NASA divulga primeira coleção de fotos tiradas pelo telescópio James Webb;
Cinco imagens mostram, em detalhes, galáxias e nebulosas;
Evento foi realizado nesta terça-feira (12) e teve transmissão ao vivo pelo site e Youtube da NASA.
A NASA (agência espacial norte-americana) completou, nesta terça-feira (12), a divulgação da primeira coleção de fotos tiradas pelo telescópio James Webb, o maior e mais potente já lançado ao espaço. Ao todo, cinco imagens mostram galáxias e nebulosas em detalhes, sendo que a primeira – do aglomerado SMACS 0732
O evento de hoje começou às 10h45 e contou com transmissão ao vivo pelo site e canal do Youtube da NASA. As imagens começaram a ser exibidas por volta das 11h30, no horário de Brasília. Veja abaixo os detalhes de cada uma.
SMACS 0732
Tirada ao longo de 12 horas, a foto mostra milhares de galáxias, algumas ainda inéditas para os cientistas que só puderam ser vistas graças à visão infravermelha do Webb.
WASP-96b
Trata-se de um exoplaneta gigante e gasoso, com cerca de metade da massa de Júpiter. Ele orbita muito perto de sua estrela, parecida com o Sol, e é significativamente mais quente do que qualquer planeta em nosso sistema solar. Ao que tudo indica, há água, neblina e nuvens por lá. O Webb não trouxe uma fotografia do planeta – já que mostraria apenas um ponto de luz - mas sim um espectro.
Nebulosa do Anel do Sul
É chamada de nebulosa planetária, mas apesar de ter ‘planeta’ no nome, são conchas de poeira e gás derramadas por estrelas que estão morrendo. O gás e a poeira são vistos em detalhes pelo Webb, algo que nunca tinha acontecido na história.
Quinteto de Stephan
Grupo de cinco galáxias localizado a cerca de 290 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Pégaso. A galáxia da esquerda é a que está mais próxima daqui, mas todas se “puxam e esticam em uma dança gravitacional”. Esta é a maior imagem do Webb até hoje.
Nebulosa Carina
O ‘grand finale’ das primeiras imagens feitas pelo Webb! Esta é uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do céu. Atrás da cortina de poeira e gás, estão estrelas bebês anteriormente escondidas, agora reveladas pelo telescópio.
09/10/2024 10/05/2024 06/05/2024 22/04/2024 18/04/2024