UNIVERSIDADES PORTUGUESAS ACEITAM ENEM E DOBRAM NÚMERO DE ESTUDANTES BRASILEIROS EM SALAS DE AULA

07/03/2017 - 07:11h

<a href="/faculdade">Universidades</a> PORTUGUESAS ACEITAM <a href="/enem">Enem</a> E DOBRAM NÚMERO DE ESTUDANTES BRASILEIROS EM SALAS DE AULA

Desde 2014, Portugal passou a aceitar resultados do ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio)  com o intuito de ter em suas universidades estudantes brasileiros. O maior e mais importante exame educacional de nosso país se transformou em critério de seleção na “terrinha de Cabral”, e é utilizado em 18 universidades portuguesas pertencentes ao sistema educacional privado e público, o que fez dobrar o número de brasileiros no país. Somente na Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais universidades do mundo, há atualmente 2 mil estudantes brasileiros matriculados e ocupando as salas de aulas lusitanas.

Entre os cursos mais procurados pelos intercambistas brasileiros estão, relações internacionais e jornalismo, mas há mais de 45 cursos disponíveis. Para tentar uma vaga nas universidades portuguesas é preciso ter realizado a prova do ENEM nos últimos três anos (2014, 2015 e 2016). Para cada curso existe uma pontuação diferente, portanto não há uma regra fixa para ingressar na universidade com o ENEM.

As taxas anuais aplicadas pelas universidades variam entre 3000 e 7000 euros, mas estudantes brasileiros com boa colocação no ENEM recebem descontos. Há ainda possibilidade de desconto por méritos acadêmicos. De acordo com a organização do Salão do Estudante, que receberá as entidades portuguesas durante a 23° edição de seu evento, neste final de semana, aqui em São Paulo,  o custo de vida mensal de um estudante brasileiro em Portugal  gira em torno de R$1600,00, com alojamento, material escolar, transporte, alimentação e outras despesas. Nesse valor não está incluso a mensalidade, pois varia de acordo com o curso.

Confira abaixo as universidades que estarão presentes no Salão do Estudante:

• Instituto Politécnico de Beja
  • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos)
  • Instituto Politécnico de Coimbra
  • Instituto Politécnico da Guarda
  • Instituto Politécnico de Leiria
  • Instituto Politécnico de Portalegre
  • Instituto Politécnico do Porto
  • Instituto Politécnico de Santarém
  • Instituto Politécnico de Viseu
  • Universidade dos Açores
  • Universidade do Algarve