Sem achar curso no país, jovem vai estudar na Suíça: 'Não sei se volto'

04/10/2015 - 10:01h

Giovana foi a primeira a ser aceita na faculdade por meio de programa da escola (Foto: Giovana Sacconi/Arquivo Pessoal)
Aluna foi a primeira a ser aceita na Faculdade por meio do programa (Foto: Giovana Sacconi/Arquivo Pessoal)

O sonho de muitos jovens, de estudar e morar fora do país, vai se realizar para Giovana Sacconi, de 17 anos, a partir do segundo semestre de 2016. A estudante de Sorocaba (SP) começa a arrumar as malas para fazer a graduação na área de hospitalidade e design, a partir de setembro do ano que vem, na School Hotel Management, IHTTI, na Suíça.

Segundo Giovana, a falta de opção no país resultou na escolha. "O curso não existe no Brasil. Sei que tem na grade matérias como contabilidade, política e artes, coisas que eu gosto bastante. Não sei se volto a trabalhar e viver aqui", diz a jovem em Entrevista ao G1.

Sobre o futuro, Giovana diz que após a graduação, que deve ocorrer em 2019, ela vai se candidatar à vagas de Emprego em outros países da Europa e não sabe se voltará a viver no Brasil novamente. "A taxa de empregabilidade do curso por lá é de 100%. Então, certamente, vou arrumar emprego quando sair da faculdade e fazer minha vida na Suíça ou em outro país. Tenho certeza que vai ser incrível", destaca.

No curso, voltado à gerência de hotel, a aluna vai ter aulas sobre gestão de design, administração de áreas operacionais, treinamento de pessoal, entre outros. Giovana ficou sabendo do curso pela diretora acadêmica da escola onde estuda, Carol Lyra, que participou de aulas quando esteve na Europa e achou que a aluna de Sorocaba tinha o perfil da profissão.

Giovana explica que o interesse pela Suíça começou em 2014, quando recebeu uma jovem do país para viver em sua casa através de um programa de intercâmbio. As duas ficaram tão amigas que a brasileira foi visitá-la na Europa no início deste ano. Quando voltou para Sorocaba, foi informada pela diretora da escola onde estuda sobre o convênio do colégio com a Swiss Education Group (SEG), da qual a IHTTI faz parte.

Giovana estudará na School Hotel Management na Suiça (Foto: Divulgação)
Giovana estudará na School Hotel Management
na Suiça (Foto: Arquivo Pessoal/Giovana Sacconi)

Série de etapas
Para ser aprovada, a jovem passou por uma série de etapas, que incluíram avaliação de fluência no idioma Inglês, histórico escolar e carta de recomendação do colégio.

"Mandei a papelada no começo de agosto e recebi a resposta no fim de setembro. Minha família e amigos ficaram muito felizes", afirma. Os estudos serão custeados pela família de Giovana. Nas mensalidades da IHTTI estarão inclusas, além do pagamento pelas aulas, dormitório e refeição.

Saudade de casa
A animação da jovem só dá lugar à preocupação quando questionada sobre como vai ser viver por tanto tempo longe da família. Ela diz que além dos pais, Denise e Sérgio Peres, e da irmã mais velha, Mariana, de 23 anos, sentirá bastante saudade do irmão gêmeo, Bruno, com quem tem uma ligação muito forte. "Nunca fiquei mais que uma semana longe do Bruno. Sei que vai ser a parte mais difícil dessa experiência. Mas ele tem me dado muita força. Minha mãe está mais emotiva, apesar de todos terem me dado muito apoio", afirma.

Apesar de o idioma oficial de Neuchatel – cidade onde ela vai morar – ser o francês, a jovem brasileira explica que as aulas serão ministradas em inglês. Ainda assim, ela tem investido em cursos de idiomas para conseguir fluência no idioma oficial da região. "Estou em um intensivão de aulas. Estudo diariamente francês e alemão para chegar  na Suíça entendendo bem os idiomas do país", finaliza.