07/03/2016 - 12:02h
Bolsas no Exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 7, a relação de candidatos selecionados nos programas Estágio Sênior e Pesquisa Pós-Doutoral em relação a Chamada I de 2016. Ao total, foram selecionados 168 pesquisadores que receberão bolsas mensais, seguro saúde e auxílio instalação e deslocamento, para realizar trabalhos de pós-doutorado no exterior.
A bolsa de Estágio Sênior é oferecida a doutores brasileiros, com formação obtida há pelo menos oito anos, visando ao intercâmbio científico e ao estabelecimento de parcerias com outros países, direcionado à execução de projeto de pesquisa, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato. O programa contempla todas as grandes áreas do conhecimento: ciências humanas; ciências sociais aplicadas, letras, linguística e artes; ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; ciências exatas, da terra e engenharias.
O Programa de Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior destina-se a realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de doutor. O programa concede bolsas de estudos para pesquisadores que possuem o título de doutor há menos de 8 anos. O objetivo é atuar como forma opcional para a carreira de Docentes e pesquisadores, para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.
Confira o resultado do Estágio Sênior e do Pesquisa Pós-Doutoral.
(CCS/Capes)
24/09/2024 03/07/2024 02/04/2024 05/03/2020 30/01/2020