Confira agora sua nota no Enem 2015 por meio de aplicativo da Folha

11/11/2015 - 08:04h

Quem fez Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano já pode ter uma prévia da sua nota nas quatro áreas do conhecimento do exame com ajuda do aplicativo Quero a minha nota!

O app –lançado pela Folha em parceria com a empresa TunEduc- confere o gabarito do Enem e entrega aos usuários uma estimativa bastante precisa da sua nota no exame. Baixe aqui o aplicativo para Android e confira aqui a versão web.

O cálculo das notas é feito com base nas informações sobre as respostas no Enem da amostra de usuários. O Quero a minha nota! usa mesma tecnologia do MEC para fazer os cálculos -a chamada TRI. É um sistema que atribui pesos diferentes para as questões, dependendo do grau de dificuldade delas.

As notas das áreas de Ciências Humanas e de Matemática já estavam disponíveis no aplicativo há alguns dias; a partir desta segunda-feira (9), os usuários também conseguem acessar as suas respectivas notas de Linguagens e de Ciências da Natureza.

Com uma prévia da nota do Enem em mãos, o estudante consegue estimar em quais cursos e Universidades conseguiria entrar nesse ano, considerando as notas de corte do ano passado. O MEC deve divulgar as notas oficiais de quem fez o exame somente em janeiro de 2016.

Até agora, cerca 70 mil estudantes já baixaram o app e inseriram suas respostas no Enem. Quanto mais usuários inserirem suas respostas no Enem no sistema, mais preciso será o cálculo da nota de cada aluno.

O Enem é o maior exame do mundo em número de aplicantes -neste ano, foram mais de oito milhões de estudantes inscritos. As notas do exame são usadas como processo seletivo das universidades federais e como parte da nota no Vestibular de algumas escolas estaduais e particulares.

A nota no Enem também é usada para obtenção de financiamento estudantil -nesse caso, é preciso ter um mínimo de 450 pontos na prova.

Fonte: Folha Educação