Preenchimento de vagas ociosas será unificado na Unespar

16/01/2017 - 12:18h

Preenchimento de vagas ociosas será unificado na Unespar O preenchimento de todas as vagas ofertas pelos Cursos De Graduação é uma meta da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Uma das ações que será realizada a partir deste ano visando alcançar o objetivo é a unificação dos processos para ocupação das vagas ociosas. Até o ano passado, os campi tinham prazos e formas de ocupação diferenciadas. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) já definiu as linhas gerais para que a implementação ocorra e prevê divulgar o edital com todas as informações em março.

A proposta é atingir grupos diferentes daqueles que procuram o Vestibular ou o Sistema De Seleção Unificada (Sisu). “O vestibular e o SiSU são as formas tradicionais que adotamos para ingresso de estudantes, mas queremos trazer para a instituição quem desistiu ou trancou os cursos, quem precisa de transferência e até quem deseja realizar uma segunda graduação”, detalha o diretor de Registros Acadêmicos, Angelo Marcotti.

De acordo com o reitor da Unespar, Professor Antonio Carlos Aleixo, são inúmeros os motivos que levam um estudante a trancar ou a desistir. “A universidade deve se preocupar em oportunizar que os acadêmicos retornem e concluam seus cursos e que todas as vagas estejam ocupadas. Temos pensado em estratégias para isso. É um compromisso que assumimos com todas as outras responsabilidades de uma universidade pública”, afirma.

Opções
A Unespar disponibiliza seis formas de ingresso para preenchimento das vagas ociosas. Uma das opções é o reingresso de estudantes com matrícula trancada em que pode-se retornar para o curso desde que o trancamento não tenha atingido mais de dois anos.

Os desistentes de cursos também poderão voltar para a universidade. Para isso, a coordenação do curso fará a análise do currículo do interessado e poderá autorizar a retomada das atividades havendo a possibilidade de absorção e adaptação no curso.

A transferência de turno e transferência interna de cursos são outras duas formas possíveis. Nesse último caso, a mudança do curso pode ocorrer se o interessado tiver integralizado pelo menos 15% da carga horária total do curso ao qual está vinculado e se adequar as regras de matrículas conforme regimento da instituição.

Estudantes de outras instituições de Ensino Superior também podem solicitar a transferência para a Unespar e candidatos já graduados têm a chance de ingressar em novo Curso De Graduação.

Vagas
Dentre as opções, apenas aos portadores de diploma será cobrada taxa de inscrição no processo. A expectativa é que o período de solicitação de vagas ocorra também em março para que os selecionados iniciem o ano letivo junto aos demais estudantes.

Marcotti argumenta que as matrículas efetuadas após vestibular e SiSU e as rematrículas dos veteranos é que vão determinar quais são os cursos, turnos e a quantidade de vagas disponíveis. “Pode acontecer de alguns cursos não serem incluídos no processo por não possuírem vagas”, acrescenta.

A classificação dos candidatos será feita pela ordem decrescente, levando em consideração a maior carga horária cumprida com aproveitamento ou dispensa de componentes curriculares do currículo do curso de origem; maior número de componentes curriculares cumpridos com aproveitamento ou dispensa do currículo do curso de origem; e maior média global acumulada.

Fonte: Unespar