Universidades estaduais do Paraná têm mais de 4,5 mil vagas pelo Sisu

07/01/2016 - 17:01h

Universidade Estadual de Londrina (UEL) (Foto: Gilberto Abelha/UEL/Divulgação)
UEL tem 540 vagas em vários cursos (Foto: Gilberto Abelha/UEL/Divulgação)

As Universidades estaduais do Paraná vão oferecer 4.581 vagas para os cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma, que beneficia estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abrirá as inscrições para quem quer tentar uma vaga no ensino superior na segunda-feira (11).

O Paraná possui cinco instituições públicas estaduais com vagas pelo Sisu: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

A UEL é a novidade neste ano no Sisu. A instituição com sede em Londrina aderiu pela primeira vez ao sistema, oferecendo 540 vagas, distribuídas em vários cursos. Algumas disciplinas, porém, não foram contempladas. A lista com as vagas disponíveis em cada curso da UEL está disponível na internet.

A Unespar foi a instituição que abriu mais vagas pelo Sisu neste ano, 1.448, ao todo. A universidade, junto com a Unicentro, aderiu ao sistema em 2015. Os cursos da Unespar são oferecidos nos dois campi de Curitiba e nas outras cinco unidades, em Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Só ficaram de fora da seleção os cursos que exigem provas de conhecimentos específicos.

Na Unicentro foram abertas mais 1.095 vagas. O Sisu já é o principal meio de seleção dos alunos, pois ocupa metade das vagas disponíveis. Segundo a Unicentro, outros 40% são oferecidos no Vestibular tradicional e outros 10%, no Programa de Avaliação Continuada.

A Unioeste também oferece metade das vagas disponíveis na instituição pelo Sisu. São 1.228, ao todo, em todos os campi. Na Uenp, há outras 274 vagas, também em todos as unidades. A lista da Uenp também pode ser conferida pela internet.

Universidades federais
O Sisu também serve como forma de acesso às instituições federais que oferecem cursos superiores no Paraná. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o sistema é a única forma de acesso à instituição.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), parte das vagas abertas também é disponibilizada pelo Sisu. A instituição ainda não divulgou, no entanto, os detalhes da seleção deste ano. Também não está acessível ainda as regras da seleção no Instituto Federal do Paraná (IFPR), que aderiu ao sistema.

Já a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), cuja sede é em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, abrirá 695 vagas no Sisu, distribuídas em 28 cursos de graduação. A primeira chamada dos aprovados deve ocorrer em 18 de janeiro. A lista completa está no site da instituição.

Inscrição
A partir de segunda-feira, os estudantes que prestaram o Enem em 2015 devem acessar o site do Sisu, para se inscreverem no sistema. A seleção é feita com base na nota obtida no exame. Caso o estudante não consiga nota para determinado curso em alguma instituição, pode tentar vagas em outras universidades e faculdades, públicas e privadas. O prazo vai até 14 de janeiro.

A lista completa de todas as vagas oferecidas no Sisu, em todo o Brasil, está disponível na página do sistema. Para fazer a consulta, basta digitar o nome da cidade onde se pretende estudar.