13/01/2015 - 08:01h
Oito Universidades do Paraná oferecem 11.021 vagas na primeira edição de 2015 do Sistema De Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve utilizar a nota do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) que, de acordo com o Ministério Da Educação (MEC), será divulgada nesta terça-feira (13).
Pela lei, pelo menos 37,5% das vagas do Sisu são destinadas aos cotistas, ou seja, reservadas aos alunos que cursram todo o Ensino Médio em escola pública. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
As vagas no Paraná estão dividas por 36 cidades. Em Curitiba, há vagas em camping da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Apenas na capital paranaense, existem vagas para 113 cursos.
Para o curso de Medicina da UFPR, por exemplo, que é o mais concorrido da instituição, são 57 vagas pelo Sisu. O segundo curso com o maior número de vagas é o de Engenharia Civil que tem 50 vagas.
Já na UTFPR, com 25 cursos inseridos Sisu, a maioria tem 44 vagas. É o caso de Administração, Comunicação Organizacional, Educação Física, Engenharia Elétrica e Mecânica e Química, por exemplo.
Para se inscrever e concorrer às vagas do Sisu, o estudante não pode ter zerado na nota da Redação e tem a possibilidade de se inscrever em até duas opções de cursos. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Confira a lista das vagas disponíveis no Paraná.
Universidades com vagas no Paraná
- IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
- Unicentro - Universidade Estadual do Centro Oeste
- UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná
- Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
- Unespar- Universidade Estadual do Paraná
- Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
- UFPR - Universidade Federal do Paraná
- UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Como é o processo
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a prova em 2014 e não ter zerado na redação.
O candidato deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
31/01/2017 24/01/2017 13/06/2016 27/05/2016 14/03/2016