Ser Universitario
 

Simulados de História

1-) Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:




2-) Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para compreender os momentos vitais do processo histórico?




3-) A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:




4-) (USP) A preocupação em isolar a França e obter o maior número possível de aliados caracterizou a política de um chefe de governo europeu no período de 1871 e 1890. Estamos no referindo a:




5-) A reforma católica, dentro do espírito do Concílio de Trento, procurou encontrar o crescimento do movimento reformista protestante, utilizando-se de várias medidas. Dentre elas podemos apontar:




6-) O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:




7-) Na reconstrução do processo social:




8-) (FAAP) O Império Islâmico, que dominou grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?




9-) (OSEC) I. ( ) "Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras." II. ( ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades." III. ( ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários." IV. ( ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon , que representavam um perigo para a Monarquia." Os textos acima estão ligados, respectivamente:




10-) (FAC. MED. AMIN) "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."