Login
Cadastre-se
Quero ser
Universitário
Enade
Enem
Fies
Inep
MEC
Prouni
Sisu
Sisutec
Busca
de universitário
Faculdade
Estude no Exterior
Professor
Cursos
Cursos de Graduação
Curso de Programação
Desenvolvimento Pessoal
Pronatec
Estude
com
o ser universitário
Apostila de Vestibular
Simulados Online
Vestibular
Vídeo Aula
+ Educaçao
Entrevista
Just In Time!
Trabalho
Emprego
Mercado de Trabalho
Estágio & Treinee
Universitário
›
Simulados Online
›
História
›
Simulado
Simulados de História
1-) (SANTA CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:
a) passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais;
b) ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza;
c) adoraram a idéia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus;
d) abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia;
e) conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades próprias dos homens.
2-) (OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 - 1918:
a) Franklin Roosevelt
b) Churchill
c) Wilson
d) Theodore Roosevelt
e) n.d.a.
3-) Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para compreender os momentos vitais do processo histórico?
a) Sistema
b) Estrutura
c) Subsistema
d) Transição
e) Processo
4-) Num universo social de analfabetos, eram imagens, vistas pelos fiéis por dentro e por fora, ao longo de toda Igreja, que transmitiam e repetiam imutáveis as lições da teologia cristã. A arte (...) não guardava nenhuma relação necessária com a realidade concreta e cotidiana do mundo. O texto do historiador Nicolau Sevcenko retrata o papel da arte no mundo feudal. Essas características foram alteradas:
a) Com a formação das Monarquias nacionais, na medida em que, apenas com o poder centralizado, se adotou uma nova visão do mundo.
b) A partir da Reforma Religiosa, que quebrou o poder universal da Igreja Católica, permitindo a liberdade de expressão.
c) No processo de transição feudo-capitalista, quando a ascensão de uma nova camada social possibilitou o desenvolvimento de uma nova cultura, individualista.
d) Devido às cruzadas, que possibilitaram uma nova dinâmica à economia e às cidades e permitiram a chegada de obras artísticas de origem árabe.
e) Somente após a expansão marítima, quando os europeus estabeleceram contato com outros povos, ou seja, com diferentes realidades.
5-) Thomas Malthus e David Ricardo distinguiram-se respectivamente por suas teorias sobre:
a) população e salário;
b) salário e lucro;
c) população e protecionismo;
d) protecionismo e salário;
e) laissez faire e leis do trigo.
6-) (OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:
a) os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
b) os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
c) os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
d) a Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;
e) n.d.a.
7-) (GV) A Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453), entre franceses e ingleses, teve como conseqüências principais:
a) a consolidação do poder monárquico na França e a expulsão quase completa dos ingleses do território francês;
b) a consolidação do poder monárquico na Inglaterra e a expulsão quase completa dos franceses do território
c) a incorporação de parte do território francês pela Inglaterra e o conseqüente enfraquecimento do poder real na França;
d) a incorporação de parte do território inglês pela França e o conseqüente enfraquecimento do poder real na
e) a aliança entre franceses e flamengos e o fim da hegemonia inglesa sobre o comércio europeu.
8-) Processo de destruição dos particularismos, fortalecimento do poder real, criação de Igrejas nacionais submetidas à autoridade do Estado, bem como argumentações justificadoras do poder, são um fenômeno:
a) Relacionado ao processo de fortalecimento da Igreja e do poder espiritual.
b) Relacionado ao processo de falência do Estado absoluto.
c) Ao processo de competição entre a burguesia decadente e a nobreza ascendente.
d) Ao processo de formação das Monarquias nacionais e do Estado absolutista.
e) Ao início do processo de formação do proletariado e dos Estados nacionais.
9-) (MACK) Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial:
a) a adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias;
b) a não-intervenção do Estado na economia e o incentivo às atividades naturais;
c) o monopólio comercial metropolitano e a sua influência no aquecimento da burguesia e no desenvolvimento do capitalismo;
d) a extinção do trabalho escravo e o desenvolvimento econômico das áreas coloniais;
e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulação capitalista no setor colonial.
10-) Na reconstrução do processo social:
a) o historiador deve limitar-se a transcrever os documentos, submetendo-os à crítica da veracidade;
b) compete ao pesquisador selecionar nos documentos, mediante técnicas específicas, os fatos históricos mais importantes;
c) a elaboração de conceitos constitui uma etapa no processo de apreensão do real;
d) a formulação da hipótese de trabalho deve anteceder qualquer contato com a realidade a ser estudada;
e) n.d.a.
Conteúdo Gratuito, porém, necessário estar logado!
Por favor, realize o login para total acesso ao conteúdo do
Ser Universitário
.
Login