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Simulados de História
1-) O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a) Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico.
b) Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época.
c) De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais.
d) De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato.
e) Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado.
2-) Thomas Malthus e David Ricardo distinguiram-se respectivamente por suas teorias sobre:
a) população e salário;
b) salário e lucro;
c) população e protecionismo;
d) protecionismo e salário;
e) laissez faire e leis do trigo.
3-) (OSEC) I. ( ) "Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras." II. ( ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades." III. ( ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários." IV. ( ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon , que representavam um perigo para a Monarquia." Os textos acima estão ligados, respectivamente:
a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à unificação política do Egito;
b) à formação do Império Assírio; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV; à formação do Novo Império Egípcio;
c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;
d) à formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV;
e) ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à formação do império egípcio; a Amenófis IV; à implantação do monoteísmo judaico no Egito.
4-) I. As cidades-Estado fenícias são consideradas a mais progressista forma de organização do Estado existente na Antigüidade Oriental. II. A religião fenícia foi monoteísta, a exemplo dos hebreus. III. A grande contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores foi a invenção do alfabeto fonético, criado por interesses comerciais.
a) I, II e III estão corretas.
b) I, II e III estão incorretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.
5-) Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?
a) A unificação da Alemanha.
b) A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
c) O início da industrialização da Rússia.
d) A dissolução da "Liga dos Três Imperadores".
e) O fim do Império de Napoleão III.
6-) (UFRN) O sistema de colonização objetivado pela política mercantilista tinha em mira:
a) criar condições para a implantação do absolutismo;
b) permitir a economia metropolitana o máximo de auto-suficiência e situá-la vantajosamente no comércio internacional, pela criação de complementos à economia nacional;
c) evitar conflitos internos, resultantes dos choques entre feudalismo e capitalismo, que entravavam o desenvolvimento dos países europeus;
d) ganhar prestígio internacional;
e) obter garantias de acesso às fontes de matérias-primas e aos mercados consumidores no ultramar.
7-) (VUNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas:
a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais.
b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.
8-) A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão,
a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembléia proporcional.
b) Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade de Bagdá.
9-) (FUVEST) No século XIII, os barões ingleses, contando com o apoio de alguns mercadores e religiosos, sublevaram-se contra as pesadas taxas e outros abusos. O rei João Sem Terra acabou aceitando as exigências dos vassalos rebelados e assinou a Magna Carta. Pode-se afirmar que esse documento representa um importante legado do mundo medieval porque:
a) reafirmava o princípio do poder ilimitado dos monarcas para fixar novos tributos;
b) freou as lutas entre os cavaleiros e instituiu o Parlamento, subdividido em duas Câmaras;
c) assegurava antigas garantias a uma minoria privilegiada, mas veiculava princípios de liberdade política;
d) limitou as ambições políticas dos papas, mesmo em se tratando de um contrato feudal;
e) proclamava os direitos e as liberdades do homem do povo através de 63 artigos.
10-) (CESGRANRIO) Houve uma série de mudanças que assinalaram a transição da economia estática e contrária ao lucro da Idade Média para o dinâmico regime capitalista do século XV e seguintes. A respeito desse processo, podemos afirmar que:
a) a conquista do monopólio comercial do Mediterrâneo pelos turcos desenvolveu o comércio com as cidades mercantis da Liga Hanseática;
b) a introdução de moedas de circulação geral, como o ducado veneziano e o florim toscano, desorganizou a economia monetária da época;
c) a procura de materiais bélicos desestimulava os novos monarcas e desenvolver o comércio, pois estavam preocupados com sua própria segurança;
d) a acumulação de capitais excedentes, oriundos das especulações comerciais, marítimas ou de mineração,trouxe novos horizontes de opulências e poder;
e) o sistema de manufatura desenvolvido pelas corporações de ofícios consolidou-se, afastando-se delas o fantasma da extinção.
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