Ser Universitario
 

Simulados de Física

1-) (FATEC) Um corpo em movimento, num plano horizontal, descreve uma trajetória curva. É correto afirmar que:




2-) (OSEC) A respeito da quantidade de movimento e da energia cinética de um corpo de massa constante assinale a opção correta:




3-) (UNIP) Um estudante de Física deseja acender seu cigarro usando um espelho esférico e a energia solar. A respeito do tipo de espelho esférico e do posicionamento da ponta do cigarro, assinale a opção correta: Espelho Posição da ponta do cigarro




4-) (MACKENZIE) Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150 cal/s, a uma determinada massa de água. Se a temperatura da água aumenta de 20ºC para 60ºC em 4 minutos, sendo o calor especifico sensível da água 1,0 cal/gºC, pode-se concluir que a massa de água aquecida, em gramas, é:




5-) (FUVEST) Um chuveiro elétrico, ligado em média uma hora por dia, gasta R$ 10,80 de energia elétrica por mês. Se a tarifa cobrada é de R$ 0,12 por quilowatt-hora, então a potencia desse aparelho elétrico é:




6-) (FUVEST) Um ser humano adulto e saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma “caloria alimentar” (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4,0 x 10 3 J. Para nos mantermos saudáveis, quantas “calorias alimentares” devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos?




7-) (MACKENZIE) É dado um galvanômetro de resistência 10 e fundo de escala 1,0V. Qual deve ser o valor da resistência série para medir 10v?




8-) Pela secção reta de um fio, passam 5,0 . 10 18 elétrons a cada 2,0s. Sabendo-se que a carga elétrica elementar vale 1,6 . 10 -19 C, pode-se afirmar que a corrente elétrica que percorre o fio tem intensidade:




9-) (UFMG) Qual a alternativa que melhor explica porque a profundidade aparente de uma piscina é menor do que a real?




10-) (FUVEST) Um vagão A, de massa 10t, move-se com velocidade escalar igual a 0,40m/s sobre trilhos horizontal sem atrito até colidir com um outro vagão B, de massa 20t, inicialmente em repouso. Após a colisão, o vagão A fica parado. A energia cinética final do vagão B vale: