Prouni: Prazo para participar da lista de espera termina nesta segunda

29/07/2013 - 06:01h

Até esta segunda-feira (29), o candidato poderá manifestar o interesse em participar da lista de espera do Prouni (Programa Universidade Para Todos), que será utilizada pelas instituições de ensino para preenchimento das bolsas eventualmente não ocupadas. O cadastro deve ser feito pelo site do programa.

A lista de espera do Prouni será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência às vagas destinadas à implementação de políticas afirmativas ou à ampla concorrência.

Poderá participar exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção:

• o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares;
  • o candidato pré-selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter o Termo de Concessão de Bolsa emitido pela IES.

Poderá participar exclusivamente para o curso correspondente à sua segunda opção:

• o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção;
  • o candidato pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Prouni

O programa registrou 436.941 candidatos a bolsas para o segundo semestre deste ano. O número ficou abaixo do volume do mesmo período de 2012, quando o sistema recebeu inscrições de 456.973 candidatos.

Segundo o MEC (Ministério Da Educação), o número de inscrições em 2013 chegou a 844.864 ? cada estudante pôde fazer até duas opções de curso.

No processo seletivo deste segundo semestre, o programa ofereceu 90.045 bolsas ? 55.693 integrais ? em instituições particulares de educação superior. Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional Do Ensino Médio) e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota acima de zero na redação.

As bolsas integrais do Prouni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos, por pessoa.

• Prazo para participar da lista de espera: 26 de julho a 29 de julho
  • 1ª convocação lista de espera: 2 de agosto a 7 de agosto