Prouni – Programa Universidade para Todos

17/09/2013 - 18:40h

O Prouni, Programa Universidade para Todos, em 2.004, foi criado pelo Governo Federal, com intuito de oferecer bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares para estudantes de baixa renda.

As bolsas, de 50% e 100% são distribuídas duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Podem se inscrever no Prouni pessoas que tenham feito o Enem no ano anterior e tirado média maior que 450 pontos e nota maior que zero na redação. Também é necessário corresponder a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; ou escola particular na condição de bolsista; ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista; ser Professor da rede pública de ensino; ser portador de deficiência.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site oficial do Prouni. Para fazer a inscrição o estudante preenche a uma ficha com informações pessoais e socioeconômicas sobre ele e seus familiares.

No site, o candidato também pode acessar a lista de vagas disponíveis e escolher até duas opções de curso e instituição.

No Prouni são ofertadas bolsas integrais e parciais, as bolsas integrais (100%) são destinadas a candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e as bolsas parciais (50%) a candidatos com renda familiar mensal entre um e meio e três salários mínimos por pessoa.

Quando o período de inscrições é encerrado, acontece a seleção dos candidatos e o resultado da primeira chamada é divulgado no site.

Os selecionados um prazo para irem até a instituição onde foram selecionados e apresentarem os documentos para a comprovação de dados. Se os documentos comprovarem as informações fornecidas na inscrição, o candidato recebe a bolsa e pode fazer a matrícula. Algumas instituições pedem que o aluno faça o Vestibular também.

Depois de alguns dias é feita a segunda, onde o processo é o mesmo, os selecionados comprovam dados na instituição e fazem a matrícula.

Após as duas chamadas, é aberta a lista de espera, onde candidatos que não foram selecionados em nenhuma chamada podem aguardar a distribuição de mais bolsas. As bolsas restantes são oferecidas para estudantes que façam vestibular nas instituições ou que já estejam matriculados na fase de distribuição de bolsas remanescentes.

O Prouni já beneficiou com bolsas de estudos até 2.013 mais de 1 milhão de estudantes.

Fonte: Prouni