Vejo nossa juventude com tanto tempo perdido que partem para pequenos delitos e violências, tanto no mundo real quanto no virtual.
O que vem a ser esse vandalismo virtual e irresponsabilidade com o social que esses hackers acabam fazendo?
Jovens que perdem tanto tempo para fazer coisas úteis com crimes de violação de dados com a desculpa de protestos.
Prostesto tem que ser feito dentro da lei, com ética, com noção de justiça, colocando argumentos ouvindo a outra parte e dialogando buscando um consenso entre antíteses buscando a razão com moderação. Muito ocorre que não se chega a uma parte certa, mas um meio termo para mediar as partes, e violência, acesso a informações sem autorização, e tudo mais não vem a ser nem de longe a medida mais correta para a resolução de problema algum.
Há casos isolados de manifestos desse tipo que geraram a ordem, mas na sua maioria só causam danos a todos os lados, é falta de consciência social mesmo.
O que me parece faltar é um conjunto de diálogo no ambiente familiar e debates na escola sobre o que é o bem comum e quais os danos que esses tipos de manifestações e ataques causam ao bem público e até prejudicando a um direito deles, na realidade, o ideal é o debate gerados nas 2 esferas - casa e escola - sobre o assunto desde as bases da Educação infantil, pois a criança entende as lições, basta que professores e autores de livros didáticos, paradidáticos e os mediadores dessa leitura e estudos façam com que a linguagem seja adequada e os conteúdos gerem a inquietação para se pensar em ser um indivíduo completo e mais bem formado.
É questão de hábito, bom hábito, por assim dizer.
Comentários & opiniões
Comente, participe!
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, seráo removidos sem aviso prévio.
1 comentário(s) realizado(s) até o momento
Cleusa
Leitura, Linguagem.
26/06/2011
Bom dia, Cris! Este texto nos faz reavaliarmos a linguagem na educação. Pois mesmo com uma boa educação, existe a possibilidade de leituras diferentes da vida.É muito bom ter Educadores não só preocupados, mas que coloquem em prática todo aprendizado.Gostaria de ter sua opinião em um texto:http://uni-ser.blogspot.com/Grata,Cleusa.
Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química
Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
75967 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato