25/11/2013 - 05:22h
A caixinha do iogurte tem um morango enorme estampado, que chama sua atenção na prateleira do supermercado. O destaque colorido ainda lembra que "contém fruta de verdade". Parece natural e saudável. Mas, se você quiser confirmar essa impressão, precisa conferir as informações no verso do produto.
Nessa hora, seria muito melhor se as embalagens facilitassem a vida do consumidor. A lista de ingredientes, por exemplo, sempre está lá, mas de um jeito que pouco diz sobre a proporção de cada um deles - se o tal iogurte tiver apenas traços de morango, você dificilmente vai descobrir.
A lei da maioria dos países diz quais informações são obrigatórias, mas pouco sobre como comunicá-las. Pensando nisso, a Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), organizou um concurso para repensar os rótulos de alimentos e torná-los mais amigos do consumidor. A SUPER reuniu neste produto fictício abaixo as ideias dos vencedores e algumas que já circulam por aí. Tudo para tornar as embalagens mais transparentes.
*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022