Ser Universitario
 

USP de São Carlos realiza Virada Científica com 24 horas de eventos

16/10/2015 - 10:01h

 (Foto: Denise Casatti/ ICMC)
USP realiza Virada Científica com 24 horas de atrações em São Carlos (Foto: Denise Casatti/ ICMC)

A Virada Científica da USP começa neste sábado (17) com 24 horas de atividades gratuitas em São Carlos (SP). Programação de games, filmes, oficinas, demonstrações, exposições fotográficas e projetos da área de robótica são algumas das atrações abertas ao público. Confira a lista completa dos eventos.

Para quem gosta de games, existe a oportunidade de experimentar como é desenvolver jogos durante uma  atividade coordenada pelo grupo Fellowship of the game e pelo Professor Fernando Osório. A ideia é que o os participantes fiquem no laboratório 1-004 do ICMC, no bloco 1,durante uma hora resolvendo desafios propostos pelo Hora do Código. Para participar não é necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre programação, mas é preciso ter mais de 16 anos.

Além disso, o público pode escolher a hora mais adequada para realizar as atividades, que começa a partir das 9h de sábado e segue até as 9h de domingo (18).

No auditório Fernão Stella Rodrigues, o professor Leandro Aurichi pretende responder no ‘Seminário de Coisas Legais edição Figuras Estranhas’ perguntas sobre como existe um motivo para que as moedas sejam redondas? A palestra ocorre às 13h13 deste sábado (17) no bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Cinema
Amantes da sétima arte contarão com uma programação especial. São duas sessões de cinema: no sábado com o filme “Ex-machina”, às 14h30, e “Dimensions” às 17h. Após a exibição do primeiro filme, irá ocorrer um bate-papo com o professor Francisco Rodrigues que abordará a questão dos robôs, da inteligência artificial e do teste de Turing.  Já a professora Márcia Federson falará sobre matemática após a exibição do segundo filme.

Para a Pró-Reitora De Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o papel da universidade pública é levar aquilo que produz e pesquisa para todos. “Um evento como este permite que isto seja feito de maneira informal, divertida e interativa, o que ajuda aumentar o interesse das pessoas sobre o tema”.

A Virada Científica contará com mais de 150 atividades e também marca a participação da universidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que agrega programações especiais de popularização da ciência em todo Brasil.

 (Foto: Denise Casatti/ ICMC)
Programação de games e discussões de filmes são algumas das atrações (Foto: Denise Casatti/ ICMC)

Fonte: G1


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias