A Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) e a Polícia Militar de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) irão traçar um plano de ação previsto para maio, segundo informou em nota a instituição de ensino.
O presidente da comissão de segurança da instituição, Humberto Souza, já se reuniu com o capitão Marco Aurélio Gritti, da 2ª Cia da Polícia Militar, para tratar do assunto, afirmou a Unaerp.
A comissão, segundo Souza, está preocupada com o aumento das ocorrências de roubo e furto no entorno do campus, afirmou na nota.
O plano de ação, que ainda será montado, prevê orientações à equipe de segurança e portaria da instituição.
"É importante que os seguranças sejam os olhos da polícia. O trabalho com eles é o ponto mais importante no combate a violência".
A Unaerp afirmou, no entanto, que os seguranças podem agir apenas dentro do campus, e não fora.
De acordo com o capitão da PM, desde a semana passada, a polícia intensificou a ronda na região. "Nestes últimos dias, houve apenas uma queixa de furto de veículo", afirmou Gritti.
A PM também deverá promover uma palestra a alunos e funcionários para dar orientações de segurança.
"Percebemos que é comum os alunos e funcionários deixarem bolsas, pastas e objetos que chamam a atenção dentro do carro", afirmou.
Para evitar o roubo, o capitão disse que os alunos devem sair pelo portão da avenida Costábile Romano, de preferência em grupo.
"Também devem evitar andar por ruas que são extremamente escuras e não levar objetos de grande valor", disse.
A Unaerp afirmou que o objetivo é fortalecer a integração com a PM para a redução dos indicadores de violência.