Ser Universitario
 

Unesc homenageia seu criador com o título de Doutor Honoris Causa

15/03/2016 - 15:22h

Engenheiro Ruy Hülse recebeu a honraria máxima da Universidade

Emoção é a palavra que melhor define este 14 de março de 2016 na Universidade. Na noite desta segunda-feira, a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, entregou o título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse, criador da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma – em 22 de junho de 1968) que deu origem, em 17 de junho de 1997, à Unesc. Lideranças de diversas áreas da região, familiares e amigos do homenageado e pessoas da comunidade acompanharam a solenidade da concessão desta que é a honraria máxima que uma Instituição de Ensino Superior do Brasil pode conceder.

Honoris Causa é uma expressão latina que significa “por causa de honra” e utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

Segundo o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a homenagem a Hülse é um agradecimento e reverência à trajetória dele, além de suas virtudes, méritos e atitudes de civismo e dignidade ao longo de sua vida. “Estamos homenageando uma personalidade que está em nossa origem. Ele foi o visionário que, percebendo além de seu tempo e sentindo os clamores da sociedade que ansiava pelo Ensino Superior em nossa região, teve a coragem de mobilizar e liderar as forças sociais para aquele intento tão ousado para a época”, comentou o reitor da Unesc.

Volpato lembrou ainda que Ruy Hülse sempre esteve envolvido com a Instituição e à disposição dela em diversas situações. “Com uma trajetória que honra nossa região, Ruy Hülse poderia olhar para trás e apenas contemplar a grandeza dos seus frutos. Mas, o mais impressionante, é que ele, com seus 90 anos, continua olhando para frente, semeando e apoiando às causas maiores e nobres de nossa região”, afirmou.  

O homenageado

Ruy Hülse, engenheiro de Minas e Eletrotécnica é diretor executivo da Satc e presidente de honra do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina). Em seu discurso, o homenageado agradeceu e se disse honrado em ter sido escolhido para receber o título e figurar em um seleto rol de pessoas que recebeu o Honoris Causa da Unesc. “Receber essa honrosa homenagem me faz lembrar de fatos marcantes da minha história. Estar aqui hoje me deixa profundamente grato e envaidecido. Estive no passado olhando para o futuro, e hoje, no presente, estou vendo uma Universidade que está formando as gerações futuras e sendo responsável pelo desenvolvimento socioeconômico da região Sul do Estado”, afirmou Hülse.

A entrega do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse teve a presença das pró-reitoras da Unesc: de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; do presidente do Conselho Curador da Fucri, Itamar da Silva; do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Daniel Freitas; do presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã e dos membros da Comissão de Honra, os Professores doutores da Unesc, Miguelângelo Gianezzini, Maria Inês da Rosa, Ademir Damázio e Oscar Montedo.

Universidade concede título pela quarta vez

Na história da Unesc, foram outorgados três títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa. Em 1998, a Dom Paulo Evaristo Arns, líder político na luta em defesa dos direitos humanos na época da ditadura militar, na década de 1970, e por sua participação no processo de redemocratização do Brasil, na década de 1980.

Em 2002, à médica sanitarista Zilda Arns Neumann, por sua contribuição e trabalho junto a Pastoral da Criança da Igreja Católica, em ações que visavam à redução da mortalidade infantil em diversos países. O terceiro e último título foi concedido ao então Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 2011, pelos relevantes trabalhos prestados em prol do desenvolvimento da educação do Brasil.


Fonte: Unesc


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias