09/03/2015 - 05:01h
Vigilantes da Universidade de Brasília
(Foto: Isa Lima/UnB Agência)
Com 106 servidores na área de segurança e 168 vigilantes terceirizados, a Universidade de Brasília intensificou as rondas e elaborou dicas para diminuir as ocorrências de crimes nos quatro campi. A instituição tem mais de 50 mil alunos e retornou ao trabalho nesta segunda-feira (9).
Entre as orientações está evitar circular sozinho por locais isolados e escuros, entrar e sair com agilidade dos veículos, não deixar objetos de valor e documentos dentro de carros, conferir o travamento de vidros e portas, evitar pedir e dar caronas a desconhecidos, trancar portas de laboratórios e denunciar comportamentos estranhos à administração.
Dados da instituição apontam que apenas em agosto do ano passado 231 motoristas esqueceram carros com portas ou vidros abertos. Chegamos a encontrar carros abertos e com a chave na ignição, afirma o diretor de Segurança da prefeitura dos campi, Josué Guedes.
O gestor afirma ainda que a falta de atenção não é exclusividade dos motoristas. Furtos de objetos pessoais e equipamentos costumam acontecer com frequência. É comum, em locais como a Biblioteca Central, os usuários deixarem notebooks e celulares nas mesas e saírem para lanchar ou resolver alguma coisa. Ladrões ficam de olho nesses comportamentos."
A UnB estuda ainda a implantação de iniciativas colaborativas, como o cadastro voluntário de veículos. Estudantes, técnicos e Professores informariam dados dos veículos e números de telefone por meio de um sistema de acesso exclusivo. Em casos de ocorrências, os seguranças entrariam em contato de forma imediata com os proprietários. A prefeitura analisa a proposta.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022