14/11/2013 - 07:14h
Dedicar um dia inteiro à moda. Com esse espírito foi realizado, nesta quarta-feira (13), o Fashion Day – evento criado pelo curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Por meio desta iniciativa, desde 2007, acadêmicas da Instituição têm a oportunidade de vivenciar o mercado. Palestras, comercialização de peças produzidas pelas próprias alunas e um desfile apresentando coleções especiais de quem já passou ou está passando pelo processo de formação proporcionado pela UCPel marcaram a data.
Em sua quinta edição, o UCPel Fashion Day 2013 teve início, logo pela manhã, com a realização de duas palestras. Além de ouvir a acadêmica do sexto semestre do curso de Design de Modas, Miqueline Silveira, que falou sobre Start Up de Moda e Moda 2.0, os participantes puderam acompanhar discussões sobre Vitrinismo e Vestuário Vintage, propostas pela vitrinista Michelle Russell Le.
No início da tarde, quem circulou pela Praça Coronel Pedro Osório percebeu que estavam ocorrendo duas atividades paralelas. Com objetivos complementares, o Moda na Rua e o Mercado das Pulgas proporcionaram a comercialização e a troca de roupas e acessórios femininos. Já conhecido em Pelotas, o Mercado das Pulgas é uma iniciativa da estudante Arantxa von Appen, que está no primeiro semestre do curso de Design de Modas da UCPel.
Ela conta que a ideia inicial era promover uma troca de roupas entre amigas, mas, como as numerações eram muito diferentes, elas resolveram abrir um grupo no Facebook e agregar possíveis interessadas. “Na primeira edição, que ocorreu em 2012, a participação foi muito boa e começamos a realizar a atividade junto a outras ações culturais”, relembra Arantxa.
Foi assim que o espaço de trocas passou a compor a programação do Fashion Day. “Como o Moda na Rua é uma oportunidade de o aluno apresentar suas coleções ao público, entendemos que ele pode agregar as duas opções: a comercialização e a troca de peças de vestuário”, explica a professora responsável pela realização do evento, Aline Machado.
Para fechar com grande estilo o UCPel Fashion Day, nove modelos, cedidas pela Agência André Guerra, pisaram na passarela montada no Espaço Multiuso do Campus II, destacando as tendências do Verão 2014. Dividido em três blocos, o desfile teve início com a apresentação de seis minicoleções criadas por estudantes do curso de Design de Moda: Anjos e Demônios, Minimalismo, Ciganas Urbanas, Bandeiras de Volpi, The King of Horror e Flores no Asfalto.
Esta última, produzida por Lailla Moura e Caterine Ribeiro - acadêmicas do segundo semestre do curso de Design de Moda ,- trouxe à passarela cinco vestidos da moda urbana, com inspiração em elementos da natureza. “São vestidos que podem ser usados no dia a dia, cujas estampas mesclam cores escuras, xadrez e tecidos com flores”, ressalta Lailla.
Em um Estágio um pouco mais avançado, o segundo bloco do desfile contou com a participação de alunas que já possuem marca de biquínis, camisas e jeans. "Como as atividades são abertas ao público, além de divulgar os trabalhos de quem já possui uma marca, esta é uma grande oportunidade de mostrar o resultado da produção acadêmica para a comunidade em geral", destaca a estudante organizadora do evento, Paola Colvara Fernandez.
O fechamento do UCPel Fashion Day contou com a presença da egressa Alana Amaral. Ela apresentou dez looks da sua marca - Ideia de Elefante. A coleção da ex-aluna da UCPel foi a única que trouxe para a passarela um look masculino.
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