Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site do evento
São José dos Campos – Entre os dias 21 e 22 de outubro, ocorre na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, a 7° edição do Fórum Internacional de Televisão, o TV Morfosis. Este é um encontro televisionado com modelo único que reúne opiniões e visões de diversos especialistas internacionais sobre mídias e tecnologias de informação e comunicação. Os participantes podem dialogar sobre a atual situação da televisão.
Nesta edição, terceira fora do México, o TV Morfosis abordará o tema “Desafios para a Televisão Multitelas”. Serão discutidos o panorama atual da indústria audiovisual no Brasil e na Ibero-América e quais são as contribuições da indústria brasileira para o cenário Ibero-americano e as possibilidades que se apresentam para os produtores, realizadores e canais de televisão com a televisão digital e as múltiplas telas.
O evento é composto por uma série de debates, com painéis televisionados como um programa de TV educativa, com a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco, Doutor em Educação pela Universidade de Harvard e acadêmico da Universidade de Guadalajara, reconhecido pesquisador do tema educação e televisão.
A edição brasileira contará com cinco painéis, onde 21 especialistas e pesquisadores internacionais em comunicação, diretores de veículos, realizadores audiovisuais, especialistas em televisão digital interativa e responsáveis pela regulação das telecomunicações no Brasil, irão compartilhar suas experiências, pensar em novos desafios e discutir sobre as perspectivas da indústria audiovisual brasileira e ibero-americana.
O evento no Brasil será promovido pela ABTU, Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Universidade de Guadalajara (UDG), por meio do Canal 44, criador do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo sitehttp://tvmorfosis.udgtv.com/.
Sobre os organizadores
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) é uma Universidade Comunitária, mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino. Mantém, desde 1997, a TV UNIVAP, uma das mais importantes TVs Universitárias do Brasil, com um projeto pedagógico focado na participação efetiva dos alunos dos Cursos de Comunicação da
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação. Sua programação é transmitida, via cabo, para cinco cidades do Vale do Paraíba e mantém parcerias de trabalho com Canal Futura, TV Cultura de São Paulo e TVs Universitárias brasileiras e de outros países.
A Universidade de Guadalajara (UDG) é a segunda maior universidade pública do México, com mais de 230.000 alunos e a primeira a ter um sinal de televisão digital aberta nesse país. Seu sinal é transmitido também pela Internet e por um canal internacional em TV Digital aberta para a cidade de Los Angeles, nos EUA.
A ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária) foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que produzem televisão educativa e cultural. Ela se tornou o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo. Sediada atualmente em São Paulo-SP, a ABTU representa o mais novo segmento audiovisual no país e trabalha pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação. Suas associadas são instituições conceituadas, nacional ou regionalmente, que transmitem informação e cultura em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e Internet.
Fonte:
Univap