19/11/2014 - 07:50h
João Vitor Benevides de Castro e Gustavo Saboia Silveira (Universidade Federal do Ceará) venceram a categoria Soluções Inovadoras; Amanda Nascimento Silva e Wendy Livramento (Faculdade de Tecnologia Termomecanica), foram as primeiras colocadas na categoria Salvador Arena; e Pedro Henrique de Jesus (Universidade de Taubaté) foi o vencedor em Projetos de Pesquisa
São Paulo, 19 de novembro de 2014 – Foram anunciados ontem, 18 de novembro, os vencedores do Desafio Universitário Termomecanica, segunda edição, que contou a participação de projetos de alunos e pesquisadores pertencentes a instituições de ensino de todo o país. A qualidade e alto grau de criatividade dos trabalhos surpreenderam a comissão julgadora do concurso, promovido pela companhia líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas). O objetivo do Desafio Universitário é estimular a pesquisa e a inovação por meio do desenvolvimento de projetos de novos produtos e soluções que empregam o cobre e suas ligas.
“Ficamos entusiasmados com o engajamento dos participantes e com os resultados deste novo Desafio Universitário Termomecanica nas três categorias. É uma grande satisfação realizar uma iniciativa estimulante em prol da educação e divulgar os projetos premiados, escolhidos dentre outros de muita qualidade. Acreditamos que nossos objetivos foram alcançados com sucesso e que os trabalhos superaram as nossas expectativas”, afirmou Regina Celi Venâncio, Diretora Presidente da Termomecanica.
O projeto “Barra retrátil para hospitais”, de João Vitor Benevides de Castro e Gustavo Saboia Silveira, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE), foi o vencedor da categoria Soluções Inovadoras. A escolha pode ser justificada por se tratar de solução para o ambiente hospitalar, altamente propenso à contaminação bacteriana, ampliando desta forma o campo de uso de ligas de cobre antimicrobianas numa área importante de atuação, com contribuição para a saúde pública.
Já na categoria Salvador Arena, foi premiado o “Projeto e análise de secador e aquecedor de toalhas composto por nanopartículas de cobre”, desenvolvido por Amanda Nascimento Silva e Wendy Livramento, do curso de Tecnologia em Alimentos, da Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT. Orientada por Ilana Racowski, a proposta destacou-se pela inovação da utilização do cobre em um produto usado frequentemente pelas pessoas, o aquecedor de toalhas. Tanto a categoria a Soluções Inovadoras, como a Salvador Arena destinavam-se a receber projetos de design de novos produtos e/ou soluções técnicas de engenharia com o uso do cobre e de suas ligas, dentro do tema ‘Onde tem inovação, tem cobre’.
O projeto “Sistema de saneamento de biogás e de reuso de água em cobre”, de Pedro Henrique de Jesus, mestrando em Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté – UNITAU (Taubaté/SP), foi o primeiro colocado na categoria Projetos de Pesquisa. A proposta atendeu ao desafio proposto pela categoria, que era o desenvolvimento de novas ligas, novos produtos, ou ainda novos processos envolvendo a utilização do cobre ou de suas ligas, dentro dos segmentos de Óleo e Gás, Energia Sustentável, Sucroenergético e Automobilístico. Outro fator que motivou a escolha do projeto, orientado por Ederaldo Godoy Junior, foi a atualidade do tema, que embora pouco explorado no Brasil, se for considerado poderá propiciar negócios futuros.
Uma Menção Honrosa, na categoria Salvador Arena, foi concedida ao trabalho “Desenvolvimento de um reservatório com chapas de cobre antimicrobiano para torneiras”, que propõe uma melhoria nas condições sanitárias de comunidades. O projeto foi idealizado pela equipe de estudantes do curso de Mecatrônica Industrial da FTT, composta por Vandeilson Lima Nobre, Aloma Batista de Souza, Caroline Stábile Sizenando, Lucas Santana da Silva e Vanessa Akemi Farina, sob a orientação de Agnaldo Azzi.
Fizeram parte do júri renomados profissionais como o Prof. PhD Claudio Parra De Lazzari (Consultor, Professor de ensino superior e diretor de metalurgia de não-ferrosos da ABM), Atila Santos Gomes (Engenheiro da Termomecanica), Márcio Rodrigues da Silva (Engenheiro da Termomecanica), Paulo Kazuto Suyama Jr. (Engenheiro da Termomecanica), Carlos Eduardo Scheliga (Designer e Presidente da Associação dos Designers de Produto – ADP), Gilberto Belleza (Arquiteto da Belleza e Batalha Arquitetos), João Guilherme Aguiar (Engenheiro do Procobre), Jones França Maia (Engenheiro da Termomecanica) e Paulo Cézar Martins Pereira (Gerente de vendas e marketing da Termomecanica).
Conheça os demais premiados:
Categoria Soluções Inovadoras
2º Lugar:
Projeto: Privatec
Autor titular: Guilherme Zabin dos Santos
Instituição: Faculdades Integradas Einstein de Limeira
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Cidade/UF: Limeira/SP
Categoria Salvador Arena
2° Lugar:
Projeto: Latão Branco
Autor titular: Fabio Fonceca de Sousa
Instituição: Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN - Unidade ABC
Curso: Engenharia Mecânica
Cidade/UF: São Bernardo do Campo/SP
Categoria Projetos de Pesquisa
2° Lugar:
Projeto: Análise do ciclo de vida do cobre no processo de reciclagem de veículos
Autor titular: Emerson Paulino dos Reis
Coordenador: Daniel Enrique Castro
Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG
Curso: Mestrado Engenharia de Energia
Cidade/UF: Belo Horizonte/MG
Sobre a Termomecanica
A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com mais de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).
A Termomecanica foi destaque da edição Exame Maiores e Melhores 2013 por estar no seleto grupo de empresas que se mantém no ranking desde a sua primeira publicação, em 1974.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022