13/03/2014 - 10:42h
"Falar de mim é fácil... quero ver fazer o meu TCC". Pela piada da imagem, deve ser bem comum encontrar pessoas-zumbis perambulando por aí na época do trabalho de conclusão de curso. Internautas fazem piada com essa etapa da vida universitária na página "TCC da Depressão" no Facebook
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), TFG (Trabalho Final de Graduação) ou TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar). As siglas mudam, mas o arrepio que o trabalho final dá em estudantes Universitários é o mesmo. Que tema escolherei? Será que vou conseguir terminar o trabalho no tempo certo? Como organizar meu tempo? Essas são algumas das questões que perturbam a mente do estudante nessa etapa.
A autora do livro "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso Nota 10" (editora Saraiva), Rachel Polito, garante que com organização dá para terminar a Faculdade tranquilamente.
A ESCOLHA DO GRUPO: Quando o trabalho é em grupo, esse é o primeiro passo para o sucesso ou fracasso de um TCC. "Primeiro é preciso se juntar a pessoas que trabalhem no mesmo ritmo e depois é preciso unir forças. Se possível, selecione uma pessoa que seja boa em pesquisa, outra que seja boa em redação, outra que seja boa na organização dos temas e assim por diante, para que o trabalho fique completo, coeso e que não falte nenhuma informação", explica Rachel Polito, autora do livro "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso nota 10", da editora Saraiva.
"Em primeiro lugar, o trabalho precisa ser feito com prazer. O tema precisa agradar o aluno. Se isso não acontecer será mais um problema a ser resolvido. Fazer o trabalho com calma e dividir em etapas também é muito importante", orienta Rachel, mestre em comunicação e consumo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Rachel sugere que os universitários se preparem para o trabalho com antecedência. "É importante começar a pensar no trabalho pelo menos seis meses antes do início. Ficar atento aos temas de interesse, e, se possível, assistir às bancas com apresentações dos colegas que estão se formando para entender o formato do TCC e a exigência do curso", diz.
Para quem se sente dividido entre as preocupações com a vida profissional e a responsabilidade do TCC, Rachel afirma que as duas coisas não se opõem.
"Se o aluno levar o TCC a sério, sairá da universidade mais bem preparado para aplicar na prática todas as teorias que aprendeu. Sabendo com tranquilidade como organizar e desenvolver projetos ou fazer análises que só saberia fazer depois de alguns anos de experiência no mercado."
Quando o trabalho está em andamento, Rachel destaca a importância de cumprir prazos parciais de entrega para não deixar tudo para a última hora. Outro ponto a considerar é que o estudante deve se preparar bem para a apresentação oral do TCC. "Muitos alunos com dificuldade de se expressar acabam deixando a desejar na apresentação do trabalho", diz Rachel.
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022