Muitas pessoas desconhecem a profissão Terapia Ocupacional. Além disso, também a confundem com a Fisioterapia, acreditando que uma possa substituir a outra. Contudo, essas profissões são diferentes, apesar de serem da área da saúde e necessitar de formação em nível superior.
O Terapeuta Ocupacional trabalha com atividades humanas, planejando e organizando o cotidiano dos pacientes, possibilitando melhor qualidade de vida. Enquanto o Fisioterapeuta auxilia na prevenção/ recuperação de áreas lesadas por meio de atividades. “Esse profissional tem a sua rotina relacionada ao desenvolvimento com o objetivo de elevar o grau de independência e de autonomia dos pacientes, na recuperação em ações de auto cuidado ou interação social, como, por exemplo: levar alimentos a boca, dirigir um automóvel, entre outro”, afirma Raphael Caetano, Membro Diretivo do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (SINFITO-RJ).
.
Os profissionais podem atuar por meio do Sistema Único de Assistência Social ou no setor privado, e a média salarial é a partir de dois mil reais, segundo o SINTITO-RJ. “A Terapia Ocupacional é uma das áreas mais abrangentes da saúde, sendo os seus trabalhos complementares aos demais tratamentos. O profissional atua na prevenção, na cura e na reabilitação do paciente atingido por diversas doenças, desde recém-nascidos e crianças até adultos e idosos”, explica Diego Torres, Presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro. .
Terapia Ocupacional.
O curso de Terapia Ocupacional dura quatro anos e mescla disciplinas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia e biologia, e das Ciências Humanas e Sociais. Além das aulas teóricas, é necessário fazer
Estágio obrigatório em comunidades, hospitais, centros de saúde, asilos ou centros de reabilitação.
Sobre o SINFITO-RJ.
O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro foi criado em 10 de agosto de 1988, constituído para fins de proteção e representação legal da categoria. O SINFITO-RJ mantém serviços de orientação jurídicas e trabalhistas para seus filiados, além de disponibilizar benefícios nas áreas de saúde, educação e profissional. .
Fonte:
http://www.sinfitorj.com.br/