26/02/2015 - 08:01h
O comando de greve da APP-Sindicato se reúne hoje para avaliar as propostas do governo apresentadas em reunião realizada ontem em Curitiba e discutir os rumos do movimento. Os Professores entendem que houve avanços nas negociações, mas ainda ficou pendente a pauta financeira como o pagamento de R$ 96 milhões relacionados a promoções e progressões de carreira do magistério.
Segundo a APP houve avanços relacionados a reabertura de turmas e organização pedagógica das escolas com a retomada de projetos que foram cortados, mas os professores ainda veem com desconfiança a promessa de pagamento do terço de férias e as recisões contratuais dos servidores temporários que o governo diz que ocorrerá no final de março.
Na reunião de hoje é possível que seja apresentado um indicativo para colocar fim a greve, mas o retorno das aulas só deverá acontecer na próxima semana desde que os professores aprovem a proposta em assembleia. Como é necessário respeitar o prazo legal de 48 horas para a realização, a assembleia só deve ser marcada para sábado (28) ou segunda-feira (2). Enquanto aconteciam as negociações, os professores fizeram uma megamanifestação no centro de Curitiba que reuniu cerca de 50 mil pessoas.
Cascavel
Em Cascavel os servidores do Estado que estão em greve se uniram aos funcionários públicos da saúde municipal, que também estão parados, e realizaram uma grande manifestação em frente à prefeitura no final da manhã de ontem. Usando um carro de som eles fizeram discursos inflamados e criticaram o deputado André Bueno (PDT), filho do prefeito Edgar Bueno (PDT), por seu posicionamento favorável à comissão geral na Assembleia Legislativa no dia em que os professores ocuparam o prédio contra o pacotaço.
Dançando, com apitos e cornetas, os manifestantes gritavam palavras de ordem. André Bueno, você não soube votar, quis acabar com a saúde e a educação do Paraná, cantavam os manifestantes. Durante o protesto, a professora Vanessa Lombardi Marques disse ter sido agredida por um cinegrafista da Comunicação Social da prefeitura que filmava o ato público. Eu estava com meu megafone e ele empurrou meu megafone que pegou na minha boca, relatou. Ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O cinegrafista negou que tenha agredido a mulher.
O encontro entre os servidores públicos estaduais aconteceu em frente à prefeitura após os professores fazerem uma passeata do centro de Cascavel em direção ao Paço. As manifestações em Cascavel ganham reforço de sindicalistas de várias categorias que participam dos protestos. Ontem o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais e Estadual do Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira, liderou uma tentativa de diálogo com o prefeito Edgar Bueno, mas não obteve sucesso. Ele disse que há necessidade do envolvimento dos prefeitos para tentar resolver a situação de crise no Paraná. É muito simples os prefeitos jogarem [a responsabilidade] para os estados, os estados para a União e ninguém resolve nada, diz.
Os comentários feitos na CGN são moderados. Antes de escrever observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
O CGN não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva ao direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Todos os comentários enviados para a CGN possuem identificação IP armazenada em nossos servidores para que posteriormente possa ser usado para identificação e/ou localização do autor.
Caso você concorde com todas as restrições acima citadas confirme abaixo.
Concordo com os termos acima Não concordo12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022