18/12/2013 - 13:01h
O Professor Paulo Alexandre da Silva Filho, 38, achou um jeito diferente de ensinar história para seus alunos do ensino médio: criando imagens que simulam a linha do tempo do Facebook, cheias de eventos e personagens históricos. Trata-se da adaptação para o português de um conteúdo que circula originalmente em inglês pela rede social.
O objetivo era juntar essa plataforma, que é de interesse dos jovens, com o conteúdo didático da sala de aula. Dessa forma, o ambiente digital seria utilizado como uma ferramenta de aprendizado pelos alunos. As aulas são ministradas em escolas públicas da região de Recife, em Pernambuco.
O professor estimula que os estudantes acessem os conteúdos criados por ele pela internet, incluindo posts no próprio Facebook. Assim, o estudo é estendido da classe para a casa dos alunos.
Segundo Silva, o trabalho foi bem recebido por seus estudantes, que espalharam a brincadeira. "Quando montei, fiz só para minhas turmas do ensino médio, sem a intenção de divulgar para mais ninguém. Coloquei no meu blog, mas nunca tive a pretensão de que o trabalho fosse massificado. Foi uma surpresa", disse.
Além da iniciativa com a rede social, Silva utiliza outras tecnologias em suas aulas. Ele abastece um blog com material histórico regularmente, disponibiliza conteúdo no serviço de hospedagem Google Drive e já usou até games para auxiliar o aprendizado dos alunos.
O sucesso da iniciativa motivou o professor a produzir novos materiais, que contam um pouco da história do Brasil e da evolução das espécies - o conteúdo abaixo, cedido por Silva para o UOL Tecnologia, ainda não foi publicado por ele.
Evolução das espécies
História do Brasil
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022