05/02/2014 - 10:00h
Diante da dificuldade de despertar o interesse dos alunos por notícias, um Professor norte-americano desenvolveu, em 2009, uma ferramenta chamada Fantasy Geopolitics. Baseado no conceito de gamification, o aplicativo começa com uma sessão na qual estudantes podem selecionar um time de três países (exceto Estados Unidos e China, devido à vasta quantidade de notícias) e então os jogadores rastreiam histórias sobre os países selecionados e ganham pontos por isso. Esse bônus podem servir para aumentar a média final do aluno.
“Quando comecei a ensinar, o estudante típico da nona série parecia um zumbi”, afirmou Eric Nelson em Entrevista ao Mashable. O professor de Minnesota diz que a ideia surgiu a partir do jogo Fantasy Football. Por meio do Times Developer Network API, oferecido pelo New York Times, ele criou um site que rastreia quantas vezes um país é mencionado nas notícias.
O jogo foi aceito no programa 4.0 Schools, organização de educadores inovadores que exploram maneiras de redefinir as escolas. No momento, Nelson está trabalhando para expandir o formato e tecnologia do jogo. “Costumava relutar em afirmar isso, mas Fantasy Geopolitcs está revolucionando o modo como estudantes aprendem sobre o mundo”, diz.
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin