05/11/2015 - 07:59h
A “vida online” das pessoas já é uma realidade irrefutável. É um movimento que cresce cada vez mais, muda constantemente e acaba influenciando no modo como pensam, agem e se comunicam.
Ferramentas digitais se tornaram essenciais para a geração mais jovem, até mesmo em se tratando de educação, já que muitos usam a internet para pesquisar Universidades e cursos para estudar.
A empresa britânica QS Quacquarelli Symonds, reuniu grandes especialistas em ensino superior e realizou um estudo a fim de analisar como os jovens usam a internet para pesquisar universidades, quais as redes sociais são mais utilizados, quais as informações eles podem encontrar online mais facilmente, como eles preferem se comunicar com representantes de universidades e muito mais.
O relatório, chamado QS Students Online: Global Trends 2015 (QS Estudantes Online: Tendências Globais 2015) foi baseado em uma pesquisa com mais de 5.400 alunos em potencial em todo o mundo que pretendem estudar mestrado ou doutorado.
Confira os destaques dessa pesquisa e descobertas importantes relacionadas a estudantes da América Latina:
1- A pesquisa sobre ensino superior é feita geralmente através de vários dispositivos
Um número significativo de pesquisados da América Latina disseram ter usado pelo menos dois tipos de dispositivos para buscar universidades e cursos online. O aparelho mais utilizado foi o notebook, seguido pelo smartphone que foi a resposta mais recorrente entre os estudantes mais jovens.
2- Os ranking de universidades são muito importantes na pesquisa dos estudantes
Diferentes tipos de recursos online são utilizados dentro de uma certa hierarquia de importância. A maioria dos entrevistados classificaram sites oficiais das universidades como “essenciais”, e sites de rankings universitários eram mais classificados como “muito importante”.
Ao mesmo tempo, um número considerável de candidatos da América Latina acha importante levar em consideração os fóruns online e redes sociais, com 13%, considerando as mídias sociais essenciais e 26% muito importante.
3- Os alunos ainda têm dificuldade para obter informações sobre vários aspectos importantes, apesar de um grande número de recursos online
40% dos entrevistados disseram ter tido dificuldade em encontrar informações sobre bolsas de estudo e financiamento, ao passo que 14% identificaram vistos de estudante como uma área problemática.
Os estudantes da América Latina ainda encontraram mais dificuldades em acessar informações sobre inscrições e requisitos de admissão, bem como detalhes sobre a obtenção de vistos.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022