18/02/2014 - 09:40h
O Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, por meio de seu centro autorizado São Paulo Open Centre irá certificar inicialmente 50 professores de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do Centro Paula Souza. O São Paulo Open Centre se responsabilizará pelo curso, enquanto o Centro Paula Souza reunirá os professores para os encontros presenciais e o exame oficial.
A iniciativa faz parte do programa “Brasil Profissionalizado”, do governo federal, e visa contribuir com o aprimoramento profissional de professores de inglês. Os três módulos do programa compreendem aulas online e presenciais. Na primeira etapa, um teste de nivelamento identificou o conhecimento dos professores. Na segunda, foi feito um treinamento online de 32 horas, complementado por 8 horas presenciais.
Ao final das 120 horas – total da capacitação – os professores prestarão os exames TKT (Teacher Knowledge Test) de Cambridge English e serão certificados. O teste mensura a capacidade metodológica, analisando a competência do profissional para a preparação e gerenciamento de aulas, seleção de recursos pedagógicos e outras habilidades. A primeira turma deve receber a certificação em junho.
“A certificação é a forma mais eficaz de comprovação do conhecimento do idioma, e o reconhecimento internacional da habilidade do docente, comprovando não somente que sabe inglês, mas principalmente ensinar o idioma,” ressalta Rone Costa, gerente de desenvolvimento de Cambridge English Language Assessment no Brasil.
Os alunos da rede pública serão os maiores beneficiados pela parceria, já que poderão contar com professores ainda mais qualificados no idioma e certificados internacionalmente por uma instituição que há 100 anos trabalha com exames e certificações. “Este projeto pode ainda estimular e incentivar os alunos despertando o desejo de conquistarem também a certificação internacional de Cambridge. Com isto, ficam cada vez mais preparados para o competitivo mercado trabalho”, afirma Costa.
Sobre Cambridge English Language Assessment
Cambridge English Language Assessment é um departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge. Com 100 anos de tradição, os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 13.500 instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com uma equipe dedicada de pesquisadores especialistas trabalhando constantemente em pesquisas para o aprimoramento e atualização dos métodos de ensino e avaliações em língua inglesa. Por ser estruturado em níveis, voltado a diversos públicos e áreas (business, escolas, professores, jurídico, financeiro e acadêmico), os exames Cambridge English são muito precisos. Além disso, testam o inglês internacional com suas diversas pronúncias e não apenas o britânico ou norte-americano.
Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (ETECs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma ETEC –, em 276 municípios paulistas. As ETECs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos Cursos De Graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022