11/08/2015 - 23:01h
Agora é pra valer. A olimpíada WorldSkills São Paulo 2015 vai começar oficialmente. Nesta noite de terça-feira (11) aconteceu a cerimônia de abertura, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O mundo escolheu o Brasil e o desfile das 62 nações participantes fez tremer o Ginásio “Geraldo José de Almeida”.
O espetáculo começou com uma projeção da imagem da terra que depois se transformou em um voo sobre a cidade de São Paulo e show de 400 bailarinos. Os apresentadores falaram sobre o que é a competição e o desfile das delegações começou com a apresentação dos grupos, alguns em trajes típicos como os Emirados Árabes com as mulheres de burca negra e seus homens de branco, muitos gritos de guerra até chegar a maior delegação de todas, a do anfitrião Brasil.
Os 56 participantes brasileiros fizeram reverência para a plateia com várias bandeiras do Brasil e grito de guerra, ao som eufórico de palmas e gritos do público. Na saída cantaram a música Eu sou brasileiro.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, deu boas-vindas aos participantes e falou que o Brasil é conhecido não só pelo tamanho de seu mercado interno, mas também pela força de suas indústrias e redes de serviços. “A competição certamente trará ótimos resultados para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e contribuirá para um melhor desempenho da economia global”, afirmou.
O ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, ressaltou que a WorldSkills está empenhada em melhorar a qualidade do ensino técnico e profissional e sua relevância global. “Queremos que todos os jovens profissionais atinjam seu pleno potencial no que diz respeito à cidadania, às ocupações e às carreiras profissionais.”
O presidente da WorldSkills International, David Hoey, falou de seu orgulho em receber os competidores e que também estava orgulhoso porque aprendeu três palavras em português: boa noite e obrigado. Hoey afirmou que os participantes representam a esperança para o futuro. “Vocês estão demonstrando excelência nas competências, vão inspirar outros, e estão melhorando o mundo com a força de suas habilidades”, disse.
Enquanto isso lá fora, a expectativa dos participantes era grande. A delegada técnica-adjunta da delegação espanhola, Gema Cavada, está confiante que seus 19 competidores farão bonito: “Mais importante que a medalha é o aprendizado e a troca de experiências com profissionais do mundo todo”, explicou. Além disso, Gema acredita que a participação da Espanha na WorldSkills, neste momento de recessão que a indústria espanhola tem vivido, é fundamental para mostrar que a educação profissional leva os jovens rapidamente para o Mercado De Trabalho.
Realizado a cada dois anos, o mundial chega à sua 43ª edição e acontecerá no Anhembi Parque, a partir de amanhã até dia 15, com visitação aberta e gratuita. O evento reunirá mais de 1.200 participantes de 62 países. Nas disputas, os competidores precisam executar tarefas do dia a dia das profissões e vencem aqueles que executarem o trabalho dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade.
E “prometo competir de forma ética”, afirmaram três representantes dos competidores ao fazer o juramento da WorldSkills. No final da festa foi feita uma apresentação artística sobre o Brasil.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022