26/11/2013 - 07:10h
Ter sentimentos nostálgicos sobre o passado aumenta nosso otimismo sobre o futuro, é o que afirma pesquisa desenvolvida na Universidade de Southampton, no Reino Unido. Assim, a nostalgia não é simplesmente uma emoção orientada ao passado, mas possui um alcance que se estende para o futuro e, melhor do que isso, com uma perspectiva positiva.
“A nostalgia é vivida com frequência por praticamente todas as pessoas, e sabemos que ela pode manter o conforto psicológico. Por exemplo, o devaneio nostálgico pode combater a solidão. Queríamos dar um passo adiante e avaliar se a nostalgia pode reforçar um sentimento de otimismo sobre o futuro,” explica o Dr. Tim Wildschut, da Universidade de Southampton.
É importante notar que a nostalgia é uma espécie de saudade melancólica, muito diferente de um sentimento depressivo em relação a um acontecimento passado.
Um dos experimentos e concentrou na capacidade da música para evocar a nostalgia. Os participantes ouviram canções nostálgicas, tanto na melodia, quanto na letra, e músicas menos melancólicas, que não suscitam sentimentos de nostalgia. Aqueles que ouviram as músicas nostálgicas relataram níveis mais elevados de otimismo do que aqueles que ouviram a música de controle.
“A nostalgia eleva a autoestima, que por sua vez aumenta o otimismo,” propõe o Professor Wildschut. “Nossos resultados mostraram que a nostalgia tem a capacidade de facilitar a percepção de um futuro mais positivo. Memórias do passado podem ajudar a manter os sentimentos atuais de autoestima e podem contribuir para uma perspectiva mais otimista sobre o futuro. Nossas descobertas implicam que a nostalgia, por meio da promoção do otimismo, poderia ajudar as pessoas a lidar com as adversidades psicológicas,” concluiu ele.
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022