Ser Universitario
 

Mídia-educação no centro das discussões no Museu de Arte do Rio (MAR)

07/04/2014 - 17:02h

Instituto Desiderata, MAR e Cineclube na Escola promovem encontro com educadores da rede municipal de 09 a 11 de abril

Muito mais do que simples ferramentas, os diferentes meios – internet, TV, smartphones, música, literatura, Artes Cênicas, entre outros – se apresentam também como linguagens e devem ser utilizados em prol das práticas educativas com adolescentes.Esse é o foco da discussão que o Instituto Desiderata, o Cineclube na Escola e o Museu de Arte do Rio (MAR) propõem durante o “Intervalo: Mídia-Educação em Debate”, de 09 a 11 de abril, no MAR. Com inscrições gratuitas, professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais do Rio de Janeiro serão convidados a refletir sobre como essas diferentes linguagens estão inseridas na escola e entendê-las como parte das culturas juvenis.

Com o objetivo de ser um encontro totalmente experimental e participativo, serão organizadas duas mesas de debates, oficinas culturais, visita à exposição, entre outras atividades interativas. Na ocasião, também serão lançadas as plataformas digitais “LAtitude” e “PRISMA”, que poderão ser experimentadas in loco pelos participantes a partir das telas interativas criadas especialmente para o “Intervalo”. O evento dá início a uma série de ações que impactarão na formação de 500 profissionais do 2º segmento da educação – contempla adolescentes de 11 a 14 anos - que será realizada ao longo de 2014.

“Nosso objetivo é criar um espaço de reflexão e diálogo sobre juventudes, mídias e construção de redes. Estamos apostando na mídia-educação como campo de trabalho para aproximar Professores e adolescentes. Este evento inaugura um conjunto de atividades voltadas para formação de professores”, aponta a diretora executiva do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques.

Destaques da programação

No primeiro dia do encontro, 09, quarta, acompanhados pelo artista e educador Igor Vidor, os participantes visitarão a exposição “Deslize <Surfe Skate>”. “A mostra que apresenta trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros relacionados à cultura do surfe e do skate propiciam um ótimo ambiente para o início das discussões”, conta a gerente de educação do MAR,Janaina Melo. No final da tarde, o ator Michel Melamed conversa com o rapper MC Marechal sobre a “Batalha do Conhecimento”, projeto que consiste no duelo entre músicos de forma improvisada, por meio de palavras escolhidas pelo público.

No dia seguinte, 10, quinta, a apresentação é da contadora de histórias Kiara Terra e o debate gira em torno de “Educação na Cidade: entre dados e mídias”, com participação do gerente de programação, de jornalismo e de engenharia do Canal Futura, João Alegria; do diretor da“Redes da Maré”, Edson Diniz; e do Professor Ladislau Dowbor (PUC-SP). Em pauta, questões sobre como repensar a educação a partir da contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para a gestão do conhecimento. No dia 11, sexta, o tema “Mídias, Novas Possibilidades de Criação e Educação” traz as provocações dos educadores Lucia Santaella (PUC-SP), Rosália Duarte (PUC – RJ) eCezar Migliorin (UFF).

Os inscritos poderão participar também de oficinas de teatro, de música, de cinema e de artes em geral com os grupos Mate com Angu, Bloco do Passo, Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Fundação Casa Grande e Centro do Teatro do Oprimido. Haverá ainda apresentação artística da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades e do grupo “Dream Team do Passinho”.

Sobre as Plataformas LATITUDE e PRISMA

O LAtitude é fruto de iniciativa do Instituto Desiderata em conjunto com o Observatório Educação e Cidade e se apresentará como uma plataforma digital de gestão de informações acerca dos indicadores educacionais oficiais do município do Rio de Janeiro, com o objetivo de facilitar o acesso, a leitura e a interpretação de dados pedagógicos. Por meio de gráficos, tabelas e textos explicativos, será um espaço para se discutir essas informações estatísticas georreferenciadas e o uso das mesmas a favor do planejamento educacional. Já na primeira edição, em pauta os ganhos e as perdas referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O Latitude surge como uma contribuição ao conhecimento e à discussão de políticas e práticas educacionais, no Rio de Janeiro”, destaca o Coordenador do Observatório Educação e Cidade, Marcio Costa.

Já no PRISMA, as culturas juvenis serão observadas através de diversos ângulos para que o professor possa conhecê-las e entender como se apropriar delas também no campo pedagógico. Com a proposta de ser mais um espaço de reflexão e de formação continuada dos profissionais de educação, a plataforma reunirá materiais sobre temas diversos, a partir de diferentes linguagens: Música, Artes Cênicas e Visuais, Literatura, Tecnologias Digitais, entre outras. Para a estreia, o tema “Corpo Jovem” foi o escolhido e imagens sobre o assunto clicadas pelo fotógrafo Guito Moreto ganham forma na home.

Ainda: Entrevistas exclusivas com a inglesa Beeban Kidron, diretora do sucesso de bilheteria “Bridget Jones no Limite da Razão” e do documentário “InRealLife” e com o músico do Titãs e fundador da banda RPM, Charles Gavin, sobre suas experiências do tempo de escola. A parceria do Instituto Desiderata com o MAR renderá workshops mensais no museu sobre cada tema apresentado na plataforma para professores que atuam nas 252 escolas da rede municipal que possuem cineclubes.

Sobre o Instituto Desiderata

O Instituto Desiderata é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2003, trabalha na articulação e na mobilização dos setores público e privado e da sociedade civil em prol do fortalecimento de políticas públicas de saúde e de educação.

No campo da educação, a instituição trabalha com foco na formação de professores que atuam no 2º segmento – com adolescentes de 11 a 14 anos. Os programas reúnem pesquisadores, professores, diretores e coordenadores pedagógicos para estudar e dialogar sobre as culturas juvenis produzidas nos mais diversos espaços, dentro e fora da escola.

Sobre o Museu de Arte do Rio – MAR

O MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Instalado na Praça Mauá, ocupa dois prédios vizinhos: um mais antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o pavilhão de exposições; outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto arquitetônico une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda – marca registrada do Museu –, e a uma rampa, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

O MAR, uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o Museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

O Museu tem as Organizações Globo, a Vale e o Itaú como patrocinadores máster e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão fica a cargo do Instituto Odeon, uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.

Serviço:

Intervalo: Mídia-Educação em Debate

Quando: 09 de abril, quarta-feira, das 12h às 17h30; 10 de abril, das 8h30 às 17h; e 11 de abril, sexta, das 8h30 às 18h

Onde: Museu de Arte do Rio (MAR)

Público-alvo: Professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais do Rio de Janeiro

Inscrições e programação completa: facebook.com/desiderataintervalo

Evento gratuito

Mais informações: facebook.com/desiderataintervalo

Atendimento à Imprensa

Textual

Adriana Menezes – adrianamenezes@textual.com.br

Marcela Eyer – marcelaeyer@textual.com.br – Tel: 3206-6240

 

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin



Fonte: textual.com.br


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias