24/07/2015 - 21:03h
O serviço de neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, recebeu neste mês quatro equipamentos para atendimento ao cidadão e tornou-se um dos mais modernos em neurocirurgia do Brasil. As novas aquisições custaram cerca de R$ 4 milhões e já estão em uso.
Os novos materiais são um microscópio cirúrgico Pentero-Zeiss, um neuronavegador, um drill e um aspirador ultrassônico. O microscópio possibilita a realização de exames durante cirurgias de aneurismas e tumores cerebrais.
Já o neuronavegador é semelhante a um GPS e permite a localização perfeita da lesão, sendo utilizado para cirurgias de tumores cerebrais e epilepsias.
O equipamento drill é um motor cirúrgico de alta precisão, comparável a uma pequena serra, que realiza cortes precisos em procedimentos realizados no crânio para acessar o cérebro. O aspirador ultrassônico é um sistema que aspira e vibra ao mesmo tempo, quebrando e aspirando somente as células com tumor.
As aquisições foram possíveis com verbas do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e destinadas por intermédio de ações dos ministérios da Saúde e da Educação.
Com os novos equipamentos, o Hospital de Clínicas paranaense, que realiza 600 neurocirurgias por ano, pretende dobrar esse número.
Assessoria de Comunicação Social
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022