11/03/2014 - 23:00h
São a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet. O licenciado está apto a dar aulas no ensino técnico para formar bibliotecários.
Lei federal sancionada em 2010 torna obrigatória a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país. Isso significa que são necessários mais bibliotecários. Hoje, o Brasil conta com cerca de 20 mil bibliotecários, mas até 2020 ? prazo máximo para a instalação dos acervos ? esse número precisa chegar a quase 180 mil. Uma boa notícia para um mercado que também vem crescendo por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.
Para que se cumpra integralmente o disposto na lei federal de 2010, que obriga a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020, será necessário formar 160 mil novos bibliotecários nos próximos 16 anos. Só isso já é um indicativo da alta temperatura do mercado de trabalho para o graduado em Biblioteconomia. O cenário melhora, ainda, com a expansão das instituições federais de ensino superior, que leva à criação de novos campi no interior do país. "Além disso, cerca de 30% dos profissionais hoje em atuação deverão se aposentar nos próximos cinco anos", diz Carlos Cândido de Almeida, coordenador do curso na Unesp, em Marília. Afora as bibliotecas tradicionais, o bibliotecário é chamado organizar e gerenciar informações registradas em meios digitais, em portais e sites de internet. A maior concorrência está nas grandes capitais do Sul e do Sudeste. Mas a expansão das Universidades federais no interior do país abre oportunidades na região Norte, particularmente nos estados de Rondônia, Acre e Pará.
Salário inicial: R$ 2. 052,00
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022