12/02/2014 - 10:20h
A arte renascentista foi um movimento sociocultural que teve surgimento entre os séculos XIV e XVI, na Europa, e teve uma grande importância cronológica na história da humanidade, marcando o final da Idade Média e iniciando a Idade Moderna.
Resgatando muitas características antigas, a arte renascentista trazia como fundamentos, aspectos greco-romanos, porém modernizados e atribuídos a uma nova visão moderna e contemporânea vivida pela época.
O renascimento trazia como características principais a racionalidade, relacionando sempre à dignidade do ser humano, o rigor científico e a idealização humanista, além dos traços greco-romanos impostos em suas artes: pintura, arquitetura e escultura.
Características da pintura: uso do claro-escuro; realismo; pintura a óleo; surgimento do individualismo em obras, mostrando a personalidade do pintor; perspectiva baseada na geometria e na matemática.
Características da escultura: proporção realista da obra para o objeto real; profundidade e perspectiva; estudo do corpo e caráter humano; realismo.
Características da arquitetura: arcos perfeitamente voltados; construção visando a simplicidade; ordens arquitetônicas; construções de palácios, igrejas e vilas baseados na simplicidade e com características greco-romanas.
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022