22/04/2014 - 16:18h
Muitas vezes somos mal interpretados ou não atingimos os objetivos que propomos porque as pessoas não compreendem o que falamos; mesmo sendo a mesma língua, ou gírias ou tribos temos dificuldades de conversação. Mas, porque isso acontece?
No livro “A comunicação tem remédio” da escritora Maria Julia Paes da Silva ela afirma que o homem utiliza-se da comunicação para integrar-se com o seu meio, porém é necessário um envolvimento gama de fenômenos, como elementos psicológicos e sociais que ocorrem entre as pessoas e dentro de cada uma delas, em contextos interpessoais, grupais, organizacionais e de massa. A autora foi muito perspicaz nesse trecho do seu livro, pois elucida que a comunicação entre as partes, para que seja completamente compreendida deve estar dentro de um mesmo contexto pessoal, e isso é quase impossível, pois ao longo da vida até as pessoas mais próximas como uma família tem experiências e um meio de olhar a vida totalmente diferente dos outros.
Sendo assim, como posso fazer para que minha comunicação seja clara e bem interpretada?
Toda a comunicação tem elementos, o mapa conceitual abaixo, produzido por Roberto Avila elucida muito bem esses elementos.
http://www.robertoavila.com.br/arquivos/redacao_aula02.htm
Garanta que sua comunicação tenha esses elementos, utiliza o código de linguagem que você domine melhor e o mais importante, contextualize suas ideias, se o seu receptor entender as experiências que lhe fizeram dizer ou escrever sua mensagem com certeza a comunicação estará garantida.
Maria Julia Paes da Silva também dá algumas dicas no seu livro, do qual vou transmitir aqui nesse texto:
Referências
SILVA, M. A comunicação tem remédio. São Paulo: Loyola, 2005.
WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala. Ed. 47, Petrópolis: Vozes, 1999.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022