16/10/2014 - 07:28h
Os cursos superiores nas áreas de comunicação, marketing e ciências da computação não preparam profissionais para atuar no crescente mercado de marketing digital no Brasil. É o que afirmam mais de 90% das pessoas que trabalham no setor. O dado é fruto da recente pesquisa da Conversion consultoria especializada em internet, em parceria com os organizadores do Search Masters Brasil, um dos principais eventos do segmento no País.
Segundo levantamento, cerca de 40% dos profissionais inseridos no mercado de marketing digital são empreendedores e possuem seu próprio negócio. O estudo inédito aponta ainda que, no Brasil, os jovens entre 26 e 33 anos são a maioria na área, compondo 39%, e o número de profissionais com menos de 12 meses no segmento corresponde a 48% dos entrevistados.
O levantamento, que consultou mais de 600 profissionais do marketing digital no País, mostra também que 30% são analistas, 13% ocupam o cargo de gerência, 10% estagiários e apenas 4% são diretores.
Já as mulheres são consideradas minoria no setor, representando apenas 20% dos profissionais. O levantamento também considerou a faixa salarial, que chega a R$ 12 mil, mas a maioria, cerca de 30%, ganha entre R$ 2,5 mil e R$ 5,5 mil.
Para Diego Ivo, CEO da Conversion, ter a maioria formada por jovens não é uma característica preponderante do mercado de marketing digital brasileiro e o mesmo cenário é observado em outros países. “Muitos desses jovens fazem dois turnos: trabalham em um lugar e tocam o negócio próprio, que, na maioria das vezes, é embrionário. Mas está ali a vontade de ver o negócio acontecer, a verve de empreender, mas falta um pouco de conhecimento de gestão”, afirma Ivo.
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022