04/02/2014 - 05:30h
A crítica é uma parte inevitável da vida no trabalho e você não deve tentar evitá-la. "Receber feedback negativo nunca é fácil, não importa em que fase da sua carreira, você esteja", afirma a especialista Rebecca Thorman. "É natural ficar na defensiva ou chateado. Mas a verdade é que receber feedback negativo é uma oportunidade incrível para mostrar a sua capacidade de aprendizado e crescimento.”
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"Um dos maiores problemas que vejo entre os funcionários, especialmente os mais jovens, é levar o feedback negativo como um ataque pessoal", diz Eva Tahmincioglu, diretora de comunicação de um institute voltado à carreiras.
Tina Nicolai, coach de carreira executiva, diz que já viu de tudo quando se trata de reações a um feedback negativo. "Raiva, negação, culpa, argumentação, para citar alguns", diz ela. "Isso depende muito dos níveis de confiança e comunicação com o supervisor, e da cultura da empresa em relação à forma que o feedback negativo é percebido."
Ela afirma que a melhor maneira de lidar com uma resposta negativa é fazer algumas perguntas básicas e mostrar que você está interessado em resolver o problema. "Tente manter a calma e o foco quando receber alguma crítica", aconselha Tina.
Alexander Kjerulf, autor e palestrante internacional sobre a felicidade no trabalho, concorda. Ele diz que a melhor maneira de receber feedback negativo é ouvir e realmente compreender o que está sendo dito. "Não fique na defensiva, nem comece a dar desculpas. Em vez disso, diga o que você aprendeu e o que vai fazer de diferente a partir de então."
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