11/12/2014 - 09:01h
Índice de proficiência em matemática nas escolas
públicas caiu (Foto: Weber Sian/Jornal A Cidade/
Arquivo G1)
Dados da Prova Brasil 2013 compilados pelo Portal QEdu mostram que o índice de alunos de escolas públicas que terminam o ensino fundamental com nível de aprendizado considerado adequado em matemática foi de 11,2% para os estudantes do 9º ano, índice inferior ao registrado na prova de 2011, quando a média foi de quase 12%. Já em português, com ênfase em leitura, a prova apresentou uma melhora de 22,2% para 23,6% no índice de alunos com aprendizado adequado.
ÍNDICES DE PROFICIÊNCIAS DOS ALUNOS DE 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA BRASIL | |||
---|---|---|---|
PROVA DE MATEMÁTICA (RESOLVER PROBLEMAS) | |||
NÍVEL | 5º ANO | 9º ANO | Proficiência |
Abaixo do nível 1 (- de 200 pts) | 5,81% | 20,41% | Insuficiente |
Nível 1 (200-225 pts) | 9,04% | 16,51% | Insuficiente |
Nível 2 (225-250 pts) | 15,19% | 19,19% | Insuficiente |
Nível 3 (250-275 pts) | 18,06% | 18,90% | Básico |
Nível 4 (275-300 pts) | 17,21% | 13,77% | Básico |
Nível 5 (300-325 pts) | 14,35% | 7,11% | Proficiente |
Nível 6 (325-350 pts) | 10,12% | 2,89% | Proficiente |
Nível 7 (350-375 pts) | 5,91% | 0,93% | Avançado |
Nível 8 (375-400 pts) | 2,87% | 0,25% | Avançado |
Nível 9 (+ de 400 pts) | 1,44% | 0,04% | Avançado |
ABAIXO DO ADEQUADO | 65,35% | 88,78% | |
DENTRO DO ADEQUADO | 34,69% | 11,22% | |
Fonte: Prova Brasil 2013; dados compilados pelo QEdu |
Nas avaliações para o final do primeiro ciclo do ensino fundamental, no 5º ano, também houve melhora em português (de 36,2% em 2011, para 39,8% em 2013) e matemática (de 32,4% para 34,7%).
As notas dos alunos na Prova Brasil são divididas em dez níveis por escalas de pontos (de abaixo do nível 1 ao nível 9). O Movimento Todos pela Educação redistribui a escala em em quatro níveis em uma escala de proficiência: insuficiente e básico (abaixo do adequado), proficiente e avançado (dentro do adequado).
Para o 5º ano, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 200 pontos em português e 225 pontos em matemática. Para o 9º ano do ensino fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 275 em português e 300 pontos em matemática.
A média nacional em matemática foi de 242,35 pontos, o que corresponde ao nível 2 da escala da Prova Brasil. Além disso, os números mostraram que 37% dos alunos estão no nível 1 ou abaixo do nível 1, onde é exigido domínio em "números e operações; álgebra e funções; reconhecer o maior ou o menor número em uma coleção de números racionais, representados na forma decimal. Tratamento de informações Interpretar dados apresentados em tabela e gráfico de colunas." Apenas 1,2% dos estudantes estão no nível "avançado" de matemática.
ÍNDICES DE PROFICIÊNCIAS DOS ALUNOS DE 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA BRASIL | |||
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PROVA DE PORTUGUÊS (LEITURA) | |||
NÍVEL | 5º ANO | 9º ANO | Proficiência |
Abaixo do nível 1 (- de 200 pts) | 0,00% | 24,25% | Insuficiente |
Nível 1 (200-225 pts) | 24,16% | 16,41% | Insuficiente |
Nível 2 (225-250 pts) | 18,33% | 18,35% | Básico |
Nível 3 (250-275 pts) | 17,65% | 18,06% | Básico |
Nível 4 (275-300 pts) | 15,36% | 12,91% | Proficiente |
Nível 5 (300-325 pts) | 11,65% | 7,30% | Proficiente |
Nível 6 (325-350 pts) | 10,12% | 2,77% | Avançado |
Nível 7 (350-375 pts) | 3,75% | 0,60% | Avançado |
Nível 8 (375-400 pts) | 1,38% | 0,01% | Avançado |
Nível 9 (+ de 400 pts) | 0,34% | 0,00% | Avançado |
ABAIXO DO ADEQUADO | 60,15% | 76,41% | |
DENTRO DO ADEQUADO | 39,85% | 23,59% | |
Fonte: Prova Brasil 2013; dados compilados pelo QEdu |
Em português, um em cada quatro alunos termina o ensino fundamental sabendo apenas o nível 1, o mais básico. O índice é de 24,45%. Neste nível, o aluno no 9º ano sabe "reconhecer expressões características da linguagem (científica, jornalística etc.) e a relação entre expressão e seu referente em reportagens e artigos de opinião. Inferir o efeito de sentido de expressão e opinião em crônicas e reportagens". No total, 76,4% estão abaixo do esperado para esta série.
Melhora discreta
A Prova Brasil, junto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações também são usadas para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A evolução do índice de alunos com nível adequado nas últimas quatro edições da Prova Brasil, segundo Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann, revelam uma desaceleração no crescimento. O índice de matemática para o 5º ano era de 22% em 2007, e agora está em 34,6%. Mas na comparação com 2011, o crescimento foi menos de dois pontos percentuais. Em português, também no 5º ano, o índice foi de 25% em 2007 para 32% em 2009, 37% em 2011, e 39,8% em 2013.
No 9º ano, a situação em matemática é alarmante, segundo o especialista. "Nos anos iniciais do ensino fundamental, apesar de estarmos evoluindo, percebe-se uma desaceleração no índice. E nos anos finais (9º ano), estamos estacionados", desaca Martins Faria.
VEJA A EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE APRENDIZADO ADEQUADO NA PROVA BRASIL | ||||
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2007 | 2009 | 2011 | 2013 | |
MATEMÁTICA (5º ano) | 22% | 30% | 33% | 34,6% |
MATEMÁTICA (9º ano) | 9% | 10% | 12% | 11,2% |
PORTUGUÊS (5º ano) | 25% | 32% | 37% | 39,8% |
PORTUGUÊS (9º ano) | 16% | 23% | 22% | 23,5% |
Fonte: Prova Brasil com dados compilados pelo QEdu |
O educador desaca que alguns fatores podem influenciar na queda do desempenho dos alunos do 5º para o 9º ano como a mudança de um Professor generalista no fundamental 1 para vários Professores especialistas, cada um em sua disciplina, no fundamental 2; a mudança de rede municipal para estadual; e a falta de habilidade de professores em lidar com turmas grandes de alunos e saber como auxiliar para que os alunos possam desenvovler aprendizado em matemática, tanto em tecnologia.
Para Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do Todos pela Educação, os anos finais do ensino fundamenatl melhoraram menos do que vinham melhorando, começam a apresentar problemas, praticamente não cresceu ou melhorou o desempenho. E o mais crítico é que no ensino médio os problemas aumentam ainda mais.
"A reformulação do ensino médio é um assunto que está sendo discutido pelo governo federal e pelos estados. Há uma necessidade de reformulação do ensino médio para manter os jovens na escola",diz Velasco. "Mas é preciso melhorar as etapas anteriores também."
O G1 procurou o Inep para comentar os dados da Prova Brasil mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
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