12/03/2014 - 08:47h
Os alemães constituíram o quarto maior grupo de imigrantes a desembarcar no Brasil nos séculos XIX e XX, com um total estimado em 200 mil pessoas. Para entender melhor a trajetória desse povo e sua contribuição para a diversificação cultural do país, a Revista de História promove um debate na terça-feira, 18 de março, às 16h no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Participam do encontro os Professores Joana D'Arc do Valle Bahia (UERJ), Luis Edmundo de Souza Moraes (UFRRJ) e Giralda Seyferth (UFRJ).
Desde D. João VI, com a política de imigração e colonização, o imigrante alemão teve importante papel no desenvolvimento do Brasil. Além da agricultura e da produção industrial, sua influência se deu nos campos da língua, religião, gastronomia e arquitetura. No entanto, o grupo não era homogêneo. Eles vinham das mais distintas regiões da Europa central e viviam segundo uma cultura própria, com um dialeto específico. Muitos não sabiam nem mesmo falar o alemão formal (hochdeutsch) e não possuíam cidadania alemã.
O debate apresentará também o lado político da popularização do idioma alemão no país. Durante um período, por trás da criação dos cursos, estava a intenção de construir na sociedade brasileira um ambiente favorável para a difusão dos bens culturais germânicos, rivalizando principalmente com França, Itália e EUA. Os projetos recebiam grandes investimentos do governo, inclusive do partido nazista, durante o Terceiro Reich (1933-1945).
Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas Universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.
Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há oito anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.
Serviço: Biblioteca Fazendo História
Tema do debate: Imigração alemã no Brasil
Data: 18 de março, terça-feira, às 16h
Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Rua México, s/nº
Entrada Franca
Siga o Ser Universitário!
Facebook
Twitter
Linkedin
12/08/2022 27/07/2022 25/07/2022 22/03/2022 05/01/2022