Ser Universitario
 

A tecnologia a seu serviço : Como criar uma nuvem pessoal; veja dicas para armazenar dados 'em casa'

17/02/2014 - 08:38h

Guardar arquivos na web é uma prática cada cada vez mais comum, principalmente com a popularização de serviços de armazenamento em nuvem como DropboxGoogle Drive e SkyDrive. Neles, é possível salvar e compartilhar arquivos de forma gratuita (ou paga, quando se procura por mais espaço). Mas, em termos de segurança e privacidade, estas são as melhores alternativas atuais?

os-servico_13568383373011 (695x521)

Acessar arquivos na nuvem por diversas plataformas é uma realidade para os usuários (Foto: Pond5)

Grandes empresas armazenam os dados de seus clientes em servidores compartilhados por milhares de pessoas. Apesar de cada um deles possuir sua própria conta, ainda é cedo para medir os riscos. Arquivos importantes podem ficar vulneráveis a qualquer instante, e correm o risco de caírem nas mãos de empresas indesejadas ou até mesmo de governos, como ocorre nos supostos casos de espionagem.

No entanto, o modelo de computação em nuvem já se consolida como tendência para os usuários. Segundo a consultoria Gartner Research, o armazenamento web irá substituir o computador pessoal ainda este ano. Isso significa que, mais do que um disco rígido gigante, a prioridade será o acesso rápido a arquivos pessoais por diversas plataformas, mesmo longe do seu PC pessoal. 

Uma solução que dá total controle do usuário aos seus arquivos na nuvem é a compra de um Storage (Network Attached Storage – NAS), dispositivo que atua como servidor privado e centraliza seus dados em uma nuvem particular. Assim, é possível acessar seus arquivos de qualquer gadget autorizado com praticidade e segurança.

Mas, o que você precisa saber para criar a sua própria nuvem e quais equipamentos usar? 

Obter um Network Attached Storage (NAS)

Uma das principais vantagens de ter uma NAS é centralizar os arquivos em um único disco rígido, que faz backup com todos os seus dispositivos conectados a ele automaticamente.

Além disso, ao utilizar o mesmo Wi-Fi que o seu dispositivo de nuvem pessoal próprio, diminui-se e muito o tempo de sincronização, fazendo com que se leve menos tempo para enviar os seus arquivos para a nuvem e livrar a memória interna de seus dispositivos móveis como celulares e tablets.

Os dispositivos NAS caseiros costumam ter alta capacidade de memória (de centenas de Gigabites a dezenas de Terabites). IBMIntelD-LinkLenovo/Iomega, HP e Seagate são as principais fabricantes de aparelhos NAS presentes no mercado brasileiro. Os modelos mais baratos custam cerca de R$ 600.

NAS Seagate STCG4000100 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

NAS Seagate STCG4000100 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Instalar o software

O NAS tem um ou mais discos rígidos controlados por um software que o acompanha. Funciona como uma unidade adicional às demais portas dos computadores e só pode ser sincronizada ao servidor central quando conectado à Internet.

Os fabricantes também disponibilizam aplicativos para serem instalados em smartphones e tablets que, apesar de serem mais simples, também captam a nuvem para que o usuário tenha seus dados sempre à mão. Para começar a usar, basta ter o registro do produto e realizar um cadastro online antes da instalação. Caso haja dúvidas, contate o suporte técnico da empresa. 

jolidrive-iphone (695x643)
Para acessar a nuvem pessoal, fabricantes de Storages desenvolveram aplicativos que acessam diretamente os arquivos de smartphones e tablets (Foto: Divulgação/Jolicloud)

Soluções Opensource

O usuário mais familiarizado com o ambiente virtual também pode optar por fazer de seu próprio computador uma central de compartilhamento em nuvem. Neste caso, ele precisa buscar servidores que permitam essa utilização paralela de sua máquina, como o Apache. Depois disso, é preciso buscar um programa que utilize a plataforma para criar uma nuvem personalizada, o que pode ser mais complexo.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? 

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook 
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin


 


Fonte: techtudo.com.br


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias