Ser Universitario
 

A raiva em excesso pode complicar o quadro de saúde de qualquer pessoa. Veja dicas para controlar esse sentimento

28/11/2013 - 08:08h

Texto: Diego Benine / Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel 

Relaxamento progressivo, terapia cognitiva e humor são técnicas usadas por especialistas  para controlar a raiva

Esta emoção pode até ser benéfica, mas, em excesso ou acumulada, compromete a saúde. Eis as técnicas usadas por psicólogos para ajudar a gerenciar o problema:

Relaxamento progressivo: escolhe-se uma palavra ou imagem tranquilizante. Terminada essa etapa, gasta-se tempo (um ou dois minutos) pensando em algo que traz irritação para, logo em seguida, acalmar-se com a lembrança do objeto relaxante. Após várias repetições, aprende-se a usar a prática por conta própria.

Terapia Cognitiva: a maneira como as pessoas pensam nessas horas faz com que a situação piore. Essa abordagem ajuda a pessoa a reagir de maneira diferente durante a raiva: se um motorista bater em seu carro, em vez de pensar que ele queria matá-lo, pense: “isso era um acidente esperando para acontecer.”

Humor: o paciente aprende a segurar a língua quando sente raiva de alguém. Para não exteriorizar, ele imagina o alvo da sua ira tomando a forma de uma figura caricata: em vez de chamar alguém de burro, visualize esse indivíduo como um burro falante. Se possível, desenhe a figura imaginada.

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: revistavivasaude.uol


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias